Estágio à docência no ensino remoto emergencial: Uma geografia comprimida e fluente em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v5i1.7984

Palavras-chave:

Estágio Curricular em Geografia, Ensino Remoto Emergencial., Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Resumo

Esse artigo traz como proposta de discussão os desafios e aprendizados resultantes da experiência do Estágio Curricular em Geografia III (ECG) e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no contexto da pandemia da Covid-19. Tomou-se como ponto de partida as práticas realizadas pelos estudantes de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) junto dos seus respectivos professores supervisores do estágio, que atuam na educação básica da Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE e Região Metropolitana e no ensino privado, em específico no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) com a geografia escolar. Foi realizada uma análise das trocas dos saberes e sentires resultantes dessa experiência atípica na realização do estágio à docência.

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Biografia do Autor

Silvia Heleny Gomes da Silva, Universidade Federal do Ceará-UFC- Fortaleza-Brasil

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Mestre em Psicologia – Universidade Federal do Ceará – Professora de Geografia da Prefeitura Municipal de Fortaleza – Fortaleza -CE - Brasil, 

Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Sevilha – Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza – CE – Brasil, cdennys@gmail.com

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

SILVA, S. H. G. da .; OLIVEIRA, C. D. M. de. Estágio à docência no ensino remoto emergencial: Uma geografia comprimida e fluente em tempos de pandemia. Geopauta, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e7984, 2021. DOI: 10.22481/rg.v5i1.7984. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/7984. Acesso em: 28 mar. 2024.