Estágio à docência no ensino remoto emergencial: Uma geografia comprimida e fluente em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v5i1.7984Palavras-chave:
Estágio Curricular em Geografia, Ensino Remoto Emergencial., Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Resumo
Esse artigo traz como proposta de discussão os desafios e aprendizados resultantes da experiência do Estágio Curricular em Geografia III (ECG) e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no contexto da pandemia da Covid-19. Tomou-se como ponto de partida as práticas realizadas pelos estudantes de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) junto dos seus respectivos professores supervisores do estágio, que atuam na educação básica da Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE e Região Metropolitana e no ensino privado, em específico no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) com a geografia escolar. Foi realizada uma análise das trocas dos saberes e sentires resultantes dessa experiência atípica na realização do estágio à docência.Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://prograd.ufc.br/wp-content/uploads/2020/06/normativas-medida-provisoria-934-2020.pdf. Acesso em: 26/11/2020.
BRASIL. Parecer nº 5 de 28 de abril de 2020. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://prograd.ufc.br/wp-content/uploads/2020/06/normativas-parecer-homologado-cne.pdf. Acesso em: 26/11/2020.
BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Ministério da Educação, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://prograd.ufc.br/wp-content/uploads/2020/06/normativas-portaria-544-2020.pdf. Acesso em: 26/11/2020.
COSTA, Dilermando Moraes; LOPES, Jurema Rosa. “Quem forma se forma e reforma ao formar”: uma discussão sobre as TICs na formação de professores. In: Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa; ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de. (Organizadores). Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016.
GOMPERTZ, Will. Pense como um artista... e tenha uma vida mais criativa e produtiva. Trad. Cristina e Iara Fino. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf. Acesso em: 21/01/2021.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. Sentidos da geografia escolar. 1ª ed., Fortaleza: EDUFC/ Expressão Gráfica, 2009. Disponível em: http://www.ppggeografia.ufc.br/images/sentidosdageografia.pdf. Acesso em: 9/10/2020.
OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de; OLIVEIRA, Alexandra Maria de. Experiência do programa residência pedagógica em geografia: rumo a equação da docência qualificada. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). p.123-145, V.15, n.28, set./dez. 2019.
OLIVEIRA, Vitória Valentim. Geografia Escolar e Tecnologias Digitais: Desafios da Prática Docente Diante do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Fortaleza: UFC, 2020. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Geografia do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará.
SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno; BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega. Uma proposta metodológica para o estágio curricular supervisionado na EAD: articulações entre CEK e Grupo Cooperativo. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 23, n. 3, p. 741-757, Jul/ 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300741&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18/01/2021.
SOUZA, Elmara Pereira de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cardernos de Ciências Sociais Aplicadas, ano XVII, vol. 17, n° 30, pág. 110 – 118, jul./dez. 2020, UESB, Vitória da Conquista/BA. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127. Acesso em: 21/01/2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
UFC. Plano de Formação para Apoio e Acompanhamento das Atividades Educativas em Tempos de Pandemia. Fortaleza: PROGRAD e EIDEIA, 2020.
UFC. Proposta Pedagógica de Emergência (PPE). Fortaleza: PROGRAD, 2020. Disponível em: https://prograd.ufc.br/wp-content/uploads/2020/06/ppe-documento-geral.pdf. Acesso em: 26/11/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.