A Progressão Geométrica presente nos Fractais: Uma proposta de ensino por meio da Modelagem Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.12956

Palavras-chave:

Progressão Geométrica, Fractais, Modelagem Matemática, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de progressões geométricas usando os fractais presentes na natureza. A ideia surgiu a partir de experiências vivenciadas durante o período de regência em atividades de estágio, através de oficinas para turmas do ensino médio integrado do Instituto Federal da Bahia - Campus Salvador. Pesquisas apontam dificuldades dos estudantes do ensino médio na generalização dos padrões a partir da observação e reforçam que o docente deve pensar em alternativas para reverter isso em sala de aula. O uso das árvores  fractais  podem constituir uma excelente motivação para trabalhar o reconhecimento de padrões geométricos estimulando e utilizando meios lúdicos e criativos em sala de aula. Pensando nisso, foi elaborada uma proposta de ensino das progressões geométricas por meio de uma modelagem que parte da observação de fractais presentes na natureza. A proposta segue etapas de modelagem matemática sucessivas  de interação, matematização e modelo matemático, estabelecidas por Biembengut [1]. A partir da proposta criada conclui-se que além de potencializar o ensino de progressões geométricas trazendo uma outra problemática voltada à realidade, os fractais dão um significado ao ensino de progressões geométricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aila Coelho Matos Coelho , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador - BA, Brasil

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Daniela Santa Inês Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador - BA, Brasil

Mestra em Ensino da Matemática  e docente do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador.

Dirceu de Freitas Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador - BA, Brasil

Doutor em Difusão Conhecimento e  docente do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador.

Referências

M.S. Biembengut. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2014.

B.F.Garcia, W. F. D. G.; Rezende, V. Ideias base do conceito de função mobilizadas por estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Actio, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 127-147, mai./ago. 2019.

M.L.Panossian. Manifestações do pensamento e da linguagem algébrica de estudantes: indicadores para organização de ensino. Dissertação para obtenção do título Mestre em Educação. São Paulo, 2008.

Vale, I. & Pimentel, T. O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal, 2013.

Barbosa, R. M. B.Descobrindo a Geometria Fractal – para a sala de aula – 3. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005.

Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologia. Brasília: MEC, 2006.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017

B.B. Mandelbrot, The fractal geometry of nature, New York: W.H. Freeman and Company, 1977.

T. A. de Assis, J. G. V. Miranda, F. B. Mota, R. F. S. Andrade, C. M. C. de Castilho, “Geometria Fractal: propriedades e características de fractais ideias”, Revista Brasileira de Ensino da Física, v. 30, n. 2, pp 2304.1 - 2304.10, 2008

P. Prusinkiewicz, A. Lindenmayer, The algorithmic beauty of plants, Springer Science & Business Media, 2012.

R. C. Bassanezi. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.

Ponte, J.P. Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Instituto de educação. Lisboa, 2008.

GEOGEBRA. Site: acesso em 20 de abril de 2022.

Inep. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sobre o ENEM. (2015) Disponível em:

<http://portal.inep.gov.br/web/enem/sobre-o- enem> acesso em 20 de abril de 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Coelho , A. C. M., Cunha, D. S. I., & Melo, D. de F. (2023). A Progressão Geométrica presente nos Fractais: Uma proposta de ensino por meio da Modelagem Matemática . Intermaths, 4(2), 135-150. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.12956

Edição

Seção

Artigos