Uso de planilhas eletrônicas como ferramentas educacionais aplicadas à robótica móvel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13860

Palavras-chave:

Calc, Robótica, Simulador, Trajetória

Resumo

O uso de softwares de simulação aplicados à área de robótica é de grande utilidade para fins educacionais, uma vez que ajuda os estudantes no processo de entendimento de implementação dos algoritmos de controle. Em robótica móvel, alguns softwares, como o Matlab e Octave contém pacotes prontos que auxiliam a desenvolver esse algoritmos, como o seguimento de trajetórias. Além disso, esses pacotes podem ser associados a outros softwares, como o simulador CoppeliaSim. Embora alguns softwares possuam versões educacionais com limitações de uso, estes podem exigir recursos computacionais elevados. O uso de planilhas eletrônicas como o Calc, componente do pacote LibreOffice, pode ser uma ferramenta facilitadora nesse processo de entendimento de disciplinas como a robótica. Ferramentas gráficas podem ser aplicadas na apresentação de resultados, como o seguimento de trajetórias. Além disso, a implementação dos algoritmos é facilitada pelo fato de não se necessitar de uma linguagem de programação. Neste texto, foi utilizada uma planilha para simular robôs móveis com geometria de Ackerman, bem como robôs com ação diferencial aplicado ao seguimento de linhas, postura e de trajetória desses robôs móveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Vanier de Andrade, Instituto Federal do Ceará, Cedro - CE, Brasil

Francisco Vanier de Andrade é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Informática Industrial, mestrado e doutorando pela Universidade Federal do Ceará. Trabalhou como Engenheiro na Empresa Telecomunicações do Ceará S.A, onde atuou na área de transmissão e comutação, e como Analista de Sistemas na Telecom Italia Mobile. É Professor do Instituto Federal do Ceará - Campus Cedro desde 2004.

Bruna Lorrany Diógenes da Cunha, Instituto Federal do Ceará, Cedro - CE, Brasil

Bruna Lorrany Diógenes da Cunha graduou-se em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo Instituto Federal do Ceará - Campus Cedro. Executou trabalhos na área de robótica como bolsista. Atualmente é colaboradora do Instituto Federal do Ceará - Campus Cedro.

Referências

H. S. N. Bezerra, “O uso da Robótica Educacional e de tecnologias digitais na aprendizagem de conteúdos da Matemática: experiência em escola privada na cidade de Natal/RN”, Revista Educação Pública, v. 21, nº 25, 6 de julho de 2021.

A. S. Ferreira, “A contribuição da robótica para o desenvolvimento das competências cognitivas superiores no contexto dos projetos de trabalho”. Revista Educação Pública, v. 7, no 32, 14 de agosto de 2007.

I. T. Ortolan, “Robótica Educacional: uma experiência construtiva”, Florianópolis-SC, Dissertação de mestrado UFSC, 2003.

P. Corke, "Robotics, Vision and Control". Second Edition, Springer, 2017.

G. Klancar, A. Zdesar, S. Blazic e I. Skrjanc, “Wheeled Mobile Robotics: From Fundamentals Towards Autonomous Systems”, Elsevier, 2017.

S. W. Andreoti, T. A. Menezes e M. E. Bordon, Mostra Nacional de Robótica. Recife-PE, 2016.

C. Z. Resende, F. Espinoza, I. Bravo, M. S. Filho e T. F. B. Filho, “Controlador de Seguimento de Trajetória para Robôs Móveis com Ganhos Dinâmicos”, X SBAI, São João del-Rei - MG, 2011.

R. Siegwart e I. R. Nourbakhsk, “Introduction to Autonomous Mobile Robots”. MIT Press, Cambridge-Massachusetts, 2004.

S. G. Tzafestas, “Introduction to Mobile Robot Control”, Elsevier, 2014.

F. Fahimi, "Autonomous Robots: Modeling, Path Planning and Control", Springer, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

de Andrade, F. V., & da Cunha, B. L. D. (2023). Uso de planilhas eletrônicas como ferramentas educacionais aplicadas à robótica móvel. Intermaths, 4(2), 75-84. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13860

Edição

Seção

Artigos