Aplicação da regressão linear múltipla na compreensão dos factores que impactam no rendimento académico em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13885Palavras-chave:
Factores, Rendimento, Matemática, Regressão, LinearResumo
Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso (TCC) realizado como parte do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática com habilitação em Estatística na Universidade Pungue, Extensão de Tete, no ano letivo de 2021. O estudo visa analisar os fatores que influenciam o rendimento acadêmico em Matemática dos alunos da 10ª classe na Escola Secundária Heróis Moçambicanos de Moatize. Utilizou-se uma abordagem quantitativa aplicada, com objetivos explicativos e um levantamento estatístico. Devido à extensa população-alvo, adotou-se uma amostragem por conveniência, resultando em uma amostra de 421 alunos. Os dados foram coletados por meio de um questionário
com questões fechadas para embasar a pesquisa. A análise dos dados foi realizada principalmente por meio da técnica de regressão linear múltipla, auxiliada por análises descritivas e de frequências. A classe analisada é composta por seis turmas, divididas em três sub-turmas por turma, totalizando 452 alunos. Os resultados revelaram a construção de um modelo de regressão linear múltipla, indicando que a variável “número de refeições” (NRef) possui o maior impacto no rendimento acadêmico em Matemática. O modelo sugere que os alunos tendem a ter um maior sucesso na disciplina quando fazem, em média, três refeições diárias, conforme sugerido pela distribuição da variável NRef.
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Referências
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