Aplicação da regressão linear múltipla na compreensão dos factores que impactam no rendimento académico em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13885

Palavras-chave:

Factores, Rendimento, Matemática, Regressão, Linear

Resumo

Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso (TCC) realizado como parte do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática com habilitação em Estatística na Universidade Pungue, Extensão de Tete, no ano letivo de 2021. O estudo visa analisar os fatores que influenciam o rendimento acadêmico em Matemática dos alunos da 10ª classe na Escola Secundária Heróis Moçambicanos de Moatize. Utilizou-se uma abordagem quantitativa aplicada, com objetivos explicativos e um levantamento estatístico. Devido à extensa população-alvo, adotou-se uma amostragem por conveniência, resultando em uma amostra de 421 alunos. Os dados foram coletados por meio de um questionário
com questões fechadas para embasar a pesquisa. A análise dos dados foi realizada principalmente por meio da técnica de regressão linear múltipla, auxiliada por análises descritivas e de frequências. A classe analisada é composta por seis turmas, divididas em três sub-turmas por turma, totalizando 452 alunos. Os resultados revelaram a construção de um modelo de regressão linear múltipla, indicando que a variável “número de refeições” (NRef) possui o maior impacto no rendimento acadêmico em Matemática. O modelo sugere que os alunos tendem a ter um maior sucesso na disciplina quando fazem, em média, três refeições diárias, conforme sugerido pela distribuição da variável NRef.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Félix Pita Duarte, Faculdade de Ciências Agrarias da Universidade Zambeze em Angónia – Tete, Moçambique

Natural de Moatize, província de Tete, Moçambique. Licenciado em Ensino de Matemática com habilitação em Estatística pela Universidade Pungue de Tete.

Actualmente é docente e pesquisador na Faculdade de Ciências Agrarias da Universidade Zambeze em Angónia – Tete, Moçambique.

Abrantes João Afonso Mussafo, Universidade Púnguè - Extensão de Tete, Moçambique

Abrantes João Afonso Mussafo filho de João Afonso e de carlota João Abrantes natural da cidade da Beira
província de Sofala mestre em Estatística pela universidade pedagógica de Maputo, Docente da Universidade
Púnguè na extensão de Tete nas cadeiras de análise de dados e dados categóricos. 

Referências

P. A. Moretti and e W. O. Bussab, Estatística Básica, 6th, São Paulo: Saraiva, 2010. Contexto E Efeito Escolar, Portugal, 2015.

Lei n.o 18/2018 do Sistema Nacional de Educação. [Online]. Available: https://www.ilo.org/serial_pdf/28_de_dezembro_de2018/3748/lei_nr_18/2018.

E. Reis, Estatística Descritiva, 7th, Lisboa:Edições Silabo, 2008.

S. Vieira, “Regressão Linear Múltipla: Interpretando a saída do SPSS", 2019. [Online]. Available: http://soniavieira.blogspot.com/2019/10/interpretando-saida-do-spss-para.html. Accessed on: 09/02/2022.

A. S Perreira et al., “Regressão linear múltipla: como simplificar por meio de Excel e SPSS?", Brasil, 2019.

S. C Rodrigues, Modelo de regressão linear e suas aplicações, Covilhã: UBI, 2012.

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Duarte, E. F. P., & Mussafo, A. J. . A. (2023). Aplicação da regressão linear múltipla na compreensão dos factores que impactam no rendimento académico em Matemática. Intermaths, 4(2), 85-95. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13885

Edição

Seção

Artigos