A Geometria da Bicicleta no Ensino de Matemática: uma Análise de Trabalhos Acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i2.15460Palavras-chave:
Geometria da bicicleta, Ensino de Matemática, Revisão sistemática, MetassínteseResumo
Neste artigo, apresentamos uma revisão sistemática, com aproximações à metassíntese qualitativa, de trabalhos que abordam as diferentes geometrias da bicicleta no contexto do ensino de matemática. O objetivo foi analisar, a partir dos trabalhos encontrados, como os elementos das geometrias da bicicleta foram explorados no processo de ensino, visando auxiliar o desenvolvimento de uma pesquisa em andamento no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Para alcançar esse objetivo, realizamos um mapeamento de trabalhos nas plataformas Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Banco de Dissertações do PROFMAT e Google Acadêmico. Com isso, identificamos 10 trabalhos relacionados, em maior ou menor grau, à geometria da bicicleta no ensino de matemática. As pesquisas revelaram uma variedade de abordagens e metodologias que buscam conectar conceitos matemáticos com aplicações práticas, sendo a modelagem matemática a estratégia mais utilizada. A baixa quantidade de pesquisas na área sugere uma oportunidade para expandir essas iniciativas.
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