Chamada para publicação - vol.13, n.2, 2025

2025-02-12

TEORIAS FONOLÓGICAS NA PRÁTICA: 

ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA E ENSINO DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS

Vera Pacheco (UESB); Marian Oliveira (UESB); André Pedro da Silva (UFBA) Leônidas Silva Jr. (UEPB); Natália Cristine Prado (UNIR); Vanessa Gonzaga Nunes (UFS)

 

A alfabetização, o aprendizado de leitura, escrita e de línguas materna e estrangeiras constituem processos cognitivos complexos que envolvem a articulação de vários níveis da língua(gem). Nesse sentido, buscando formas de compreensão desses processos, bem como formas de otimizá-los, propomos lançar nosso olhar para o papel do componente sonoro. 

Tendo como foco a relação do componente sonoro com a alfabetização, o aprendizado de leitura, escrita e de línguas materna e estrangeiras, temos por objetivo agregar resultados de pesquisas que tratem dessas temáticas desenvolvidas a partir do uso de alguma teoria fonológica quer segmental ou suprassegmental. 

Nosso intuito é demonstrar a aplicabilidade das teorias fonológicas em questões de ensino, evidenciando a estreita relação entre teoria e prática; universidade e sala de aula. 

Assim, almejamos trazer contribuições teórico-práticas para os alfabetizadores, professores de língua portuguesa e línguas estrangeiras.

 

Prazo de submissão: até 30 de setembro de 2025

Estimativa de publicação: dezembro de 2025