As estratégias de leitura compartilhada: potencialização da aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-22

Palavras-chave:

Leitura, Leitura compartilhada, Estratégias de leitura

Resumo

 A presente pesquisa discute a importância da leitura compartilhada com alunos da pré-escola. A leitura compartilhada oferece mais benefícios que a contação de histórias, prática comum em sala da pré-escola, a primeira expõe a criança a uma linguagem mais estruturada estando de acordo com a linguagem escrita, com as devidas concordâncias nominais e verbais, com termos que não fazem parte da variante oral, mais utilizada no cotidiano. Ao contrário, na contação de histórias as escolhas lexicais utilizadas tendem a ser aquelas do cotidiano. Também, pode haver pouca cautela nos usos gramaticais e a possibilidade de improvisação. Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo reunir reflexões e resultados de investigações anteriores, considerando estratégias para potencializar a leitura compartilhada em sala de aula pré-escolar. Vale ressaltar que, a estratégia pode ser vista como uma técnica, procedimento, um caminho para alcançar um objetivo almejado, neste caso, otimizar a leitura e alcançar, efetivamente, a sua aprendizagem. Como resultado, observou-se que existem várias estratégias de leitura destacadas por essa literatura. Na escolha metodológica para este estudo, focamos em estratégias de leitura compartilhada para ampliação do repertório linguístico, desenvolvimento da consciência fonológica e compreensão leitora. De acordo com todos os textos estudados por esta equipa de investigação, a leitura partilhada pareceu ser uma excelente escolha para melhorar a compreensão leitora e as competências linguísticas como novo vocabulário e contato com a linguagem escrita. Como conclusão, estratégias de leitura compartilhada bem planejadas potencializam o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças nesta fase escolar. Por esse motivo, esta pesquisa recomenda fortemente a adoção de momentos de leitura compartilhada nas salas de aula da pré-escola.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

França, D. S., Machado, J. J. da S., Townsend, S. A. M., & Gabriel, R. (2022). As estratégias de leitura compartilhada: potencialização da aprendizagem. Língu@ Nostr@, 10(2), 74-97. https://doi.org/10.29327/232521.9.1-22