Letramento literário: uma sequência didática de leitura do conto “A Solução”
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.2.2-14Palavras-chave:
Letramento Literário, Clarice Lispector, A solução, ContoResumo
Neste artigo, é apresentada uma proposta de sequência didática para realizar a leitura do conto “A solução”, de Clarice Lispector. Para isso, utilizou-se como premissa teórica para análise literária as considerações de Gancho (1997), para quem uma boa narrativa apresenta cinco elementos constitutivos das narrativas: o enredo, as personagens, o narrador, o tempo e o espaço. Em contribuição a isso, Cortázar (2006), ao teorizar sobre o conto, afirma que um bom exemplar desse gênero deve ser incisivo, mordente, sem trégua, desde as primeiras frases. Para formulação da sequência didática, partiu-se da proposta de Cosson (2018), autor que sugere etapas que propiciam o contato crítico com o texto literários, com vistas à formação de leitores literariamente letrados, a saber: motivação, introdução, leitura e interpretação. Sob o viés desse autor, uma formulação didática como essa capacita o leitor a ter contato com a linguagem literária em sua dimensão artística, construindo letramento para que o sujeito se engaje e circule em práticas sociais em que o texto literário é objeto de mediação. As atividades formuladas sugerem a análise do texto literário, comportando as dimensões do contexto de produção do conto, da produção literária da autora, dos mecanismos linguístico-enunciativos de construção dos sentidos e das possibilidades de compreensão geradas pela leitura. Um empreendimento como esse fez com que se pense que a leitura literária na escola, longe de moldes historicizantes, capacita o estudante a ter contato com o texto literário, de maneira a significá-lo de maneira crítica e como objeto de fruição e de produto cultural da sociedade.
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