Letramento literário: uma sequência didática de leitura do conto “A Solução”

Autores

  • Jaqueline Castilho Machuca Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Liciáuria Marques Rocha Secretaria Municipal da Educação de Teresina - SEMEC
  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade Universidade Federal do Ceará/Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.2.2-14

Palavras-chave:

Letramento Literário, Clarice Lispector, A solução, Conto

Resumo

Neste artigo, é apresentada uma proposta de sequência didática para realizar a leitura do conto “A solução”, de Clarice Lispector. Para isso, utilizou-se como premissa teórica para análise literária as considerações de Gancho (1997), para quem uma boa narrativa apresenta cinco elementos constitutivos das narrativas: o enredo, as personagens, o narrador, o tempo e o espaço. Em contribuição a isso, Cortázar (2006), ao teorizar sobre o conto, afirma que um bom exemplar desse gênero deve ser incisivo, mordente, sem trégua, desde as primeiras frases. Para formulação da sequência didática, partiu-se da proposta de Cosson (2018), autor que sugere etapas que propiciam o contato crítico com o texto literários, com vistas à formação de leitores literariamente letrados, a saber: motivação, introdução, leitura e interpretação. Sob o viés desse autor, uma formulação didática como essa capacita o leitor a ter contato com a linguagem literária em sua dimensão artística, construindo letramento para que o sujeito se engaje e circule em práticas sociais em que o texto literário é objeto de mediação. As atividades formuladas sugerem a análise do texto literário, comportando as dimensões do contexto de produção do conto, da produção literária da autora, dos mecanismos linguístico-enunciativos de construção dos sentidos e das possibilidades de compreensão geradas pela leitura. Um empreendimento como esse fez com que se pense que a leitura literária na escola, longe de moldes historicizantes, capacita o estudante a ter contato com o texto literário, de maneira a significá-lo de maneira crítica e como objeto de fruição e de produto cultural da sociedade.

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Biografia do Autor

Jaqueline Castilho Machuca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jaqueline Castilho Machuca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atua como professora adjunta de Teoria Literária na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É graduada em Letras Língua Portuguesa/Língua Inglesa (UFSCar), possui mestrado e doutorado na área de Teoria e História Literária (Unicamp). É pesquisadora nas áreas de literatura, cinema, contemporaneidade e estudos feministas. 

Liciáuria Marques Rocha, Secretaria Municipal da Educação de Teresina - SEMEC

Liciáuria Marques Rocha, Secretaria Municipal da Educação de Teresina - SEMEC

Atua como professora da Secretaria Municipal de Educação de Teresina - PI. É graduada em Licenciatura Plena em Letras/Português (UESPI), possui especialização em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS (UNIFSA) e Gramática, Produção e Revisão Textual (FAEME). Aluna da disciplina de Teoria dos Gêneros Textuais do mestrado acadêmico da UESPI em Linguística e Linguagem. Atualmente, pesquisa o ensino de literatura à luz das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Machuca, J. C. ., Rocha, L. M. ., & Andrade, F. R. da S. . (2023). Letramento literário: uma sequência didática de leitura do conto “A Solução”. Língu@ Nostr@, 8(2), 252 - 271. https://doi.org/10.29327/232521.2.2-14