Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Submissões
Template
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
PPGEN
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 2 (2024): Alfabetização e políticas públicas
v. 12 n. 2 (2024): Alfabetização e políticas públicas
Organizadoras:
Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS)
Clarice Staub Lehnen (UFRGS)
Gabriela Castro Menezes de Freitas (Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre)
Marília Marques Lopes (UFRGS)
Silvia Manique Barbosa
Vera Wannmacher Pereira
Publicado:
2024-12-27
Apresentação
Apresentação
Maria Regina Maluf
1-2
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15741
Artigos - Dossiê
Aprendendo a ler - ciências cognitivas em sala de aula
Marília Marques Lopes
3-11
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15742
Explorando novas fronteiras na alfabetização: como potenciar a aprendizagem da leitura em ambientes virtuais de aprendizagem
Carla Cristina Fernandes Monteiro, Fernanda Leopoldina Parente Viana
12-42
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15744
Poemas e Consciência Linguística: contribuições para a alfabetização
Clarice Staub Lehnen
43-54
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15745
Oralidade e alfabetização
Clarice Staub Lehnen, Gabriela C.M. de Freitas
55-65
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15746
Avaliação da consciência fonológica e fonoarticulatória: instrumentos CONFIAS e CONFIART
Rosangela Marostega Santos, Gabriela Castro Menezes de Freitas
66-76
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15747
Memória de trabalho, competência leitora e dificuldades de leitura
José Ferrari Neto, Roberta Melo de Carvalho, Arineyde Maria D’Almeida Alves de Oliveira
77-89
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15748
O potencial da modelação e reescrita para aprender a escrever
Luís Filipe Barbeiro
90-113
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15749
Recursos didáticos pedagógicos: uma proposta de mediação da aprendizagem
Sandra dos Santos Andrade, Mirhiã Detanico Chaves
114-128
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15750
“Pra mim é conquista”: o impacto da alfabetização sob o olhar das crianças
Kári Lúcia Forneck, Grasiela Kieling Bublitz, Natália Taís Scherer, Iandra Vanessa Sell, Letícia Fell
129-147
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15751
Ler e compreender o texto literário: ensino, mediação sensível e letramento literário
Marília Forgearini Nunes
148-165
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15752
Mercado das palavras: múltiplas semioses, múltiplos aprendizados
Jaimeson Machado Garcia, Sabrine Amaral Martins, Kadine Saraiva de Carvalho, Vanessa Weber Sebastiany, Rosângela Gabriel
166-187
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15753
Poemas na escola: lendo, pensando e aprendendo...
Vera Wannmacher Pereira
188-201
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15754
Idioma
English
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Artigos mais lidos
A língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração
1597
Letramento literário: uma sequência didática de leitura do conto “A Solução”
1262
As estratégias de leitura compartilhada: potencialização da aprendizagem
1261
Vida Maria - Resenha
1155
Língua portuguesa no ensino superior: a leitura como ferramenta na construção de conhecimentos
1066
Contagem Iniciada em 31/07/2023 / Conteo iniciado el 31/07/2023 / Count Started on 07/31/2023
Edição Atual