“Pra mim é conquista”: o impacto da alfabetização sob o olhar das crianças
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15751Palavras-chave:
Projeto Alfabeletrando; autoestima; autoeficáciaResumo
Em virtude da pandemia, muitas crianças tiveram seu processo de alfabetização prejudicado. Por isso, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com secretarias municipais de educação, elaborou o Projeto Alfabeletrando que visa atender crianças com dificuldades na leitura e na escrita. A fim de analisar os impactos do Projeto na percepção que os alunos possuem sobre a relevância da leitura e da escrita, este estudo reflete sobre a importância da alfabetização e sua relação com o desenvolvimento da autoestima e da crença de autoeficácia dos estudantes. Para isso, 192 crianças responderam a um questionamento sobre o significado de saber ler e escrever. As respostas, que poderiam ser concretizadas por meio de escrita ou desenho, revelaram que as crianças veem a leitura e a escrita como fundamentais para seu bem-estar, para realização de sonhos e para tarefas cotidianas, convergindo com estudos prévios sobre o papel da leitura e da escrita na percepção de si. Também se percebeu que a aprendizagem da leitura e da escrita impacta no desenvolvimento da autoestima e na crença de autoeficácia.
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