Ler e compreender o texto literário: ensino, mediação sensível e letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15752Palavras-chave:
Leitura; Autorregulação; Literatura infantil; Anos iniciais.Resumo
O texto aborda a leitura e a compreensão associadas ao texto literário infantil adotando uma perspectiva pedagógica que se baseia na mediação sensível atenta ao inteligível da compreensão. Para isso, retoma-se uma pesquisa realizada em 2007, que teve por objetivo investigar e analisar a influência de uma leitura mediada por um leitor adulto, auxiliando um grupo de crianças de anos iniciais do Ensino Fundamental a se tornarem mais competentes na leitura da palavra e da imagem, que constituem textos narrativos de literatura infantil. O recorte da pesquisa pauta a reflexão sobre como ajudar a ler o texto literário infantil considerando as singularidades da linguagem para produzir sentidos. O conceito de leitura é assumido com sua complexidade sendo definido tanto pela perspectiva social quanto cognitiva associando-o à literatura infantil, textualidade que convida à produção de sentidos. Ler literatura infantil envolve prática sistemática em contato com o texto e aberta à partilha de sentidos, caracterizando o que se entende por letramento literário. Apoiam-se as reflexões também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que pauta habilidades relacionadas principalmente à estrutura do texto quando trata de leitura literária, o que não é sinônimo de letramento literário. Um comportamento sensível diante do texto demanda autorregulação que pode se desenvolver com mediação específica para auxiliar os leitores a entenderem como podem ler, compreender e produzir sentidos em interação com a literatura infantil.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, [2017]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 9 jul. 2024.
BICALHO, Delaine Cafiero. Leitura. In: FRADE, I. C. A. S. da; VAL, M. da G. F. C.; BREGUNCI, M. das G. de C. (Orgs.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-literario. Acesso em 9 Mar. 2024.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007 .
COSSON, Rildo. Letramento literário. In: FRADE, I. C. A. S. da; VAL, M. da G. F. C.; BREGUNCI, M. das G. de C. (Orgs.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-literario. Acesso em 27 Jan. 2024.
DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
D’HEUR, Valerie. O beijo. São Paulo: Brinque-book, 2003.
GALEANO, Eduardo. A função da arte/1. In: GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: LP&M, 2002, p.12.
HUNT, Peter. Letramento, literatura e crianças. In: BELMIRO, C. A.; MARTIN, A. A. Mediações de leitura literária. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2023, p.19-45.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MONTEIRO, S. M.; SOARES, M. Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização. Educação e Pesquisa [online]. São Paulo, v. 40, n. 2, p. 449-466, 2014. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000006.
NUNES, Marília Forgearini. A leitura de narrativas infantis verbo-visuais: interação do leitor com a palavra e a visualidade por meio da mediação. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2007, 281f. Dissertação (Mestrado em Letras). Faculdade de Letras, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2007.
NUNES, Marília Forgearini; RAMOS, Flávia Brocchetto. Leitura mediada do texto híbrido: algumas possibilidades. Currículo sem fronteiras. v.12, n.1, pp. 229-243, Jan/Abr 2012. Disponível em: http:// www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/nunes-ramos.pdf . Acesso em: 24 Set. 2013. ISSN 1645-1384
NUNES, Marília Forgearini. Leitura mediada do livro de imagem no ensino fundamental: letramento visual, interação e sentido. 2013. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
NUNES, Marília Forgearini. Leitura de literatura infantil. In: LIMA, Samantha Dias de (Org.) Vocabulário do Labped: saberes construídos no Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas – Ano 1. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, p.143-146.
NUNES, Marília Forgearini. Ler livros impressos é uma experiência do passado? Jornal da Universidade, 9 de novembro de 2023. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/ler-livros-impressos-e-uma-experiencia-do-passado/ . Acesso em 9 Mar. 2024.
PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, T. M. K.; ZILBERMAN, R. (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.
RIBEIRO, Ana Elisa. Fluência de leitura. In: FRADE, I. C. A. S. da; VAL, M. da G. F. C.; BREGUNCI, M. das G. de C. (Orgs.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-literario. Acesso em 9 Mar. 2024.
SOARES, Ivanete Bernardino. O controle da fruição literária na escola. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 28, e280077, 2023 .
SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura: porque a interdisciplinaridade. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da (Orgs.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988, p.18-29.
SOARES, Magda. Ler verbo transitivo. In: PAIVA, Aparecida et al. (org.). Leituras literárias: discurso transitivo. Belo Horizonte: CEALE, Autêntica, 2005. p. 29-34.
SOARES, Magda Prefácio. In: CADEMARTORI, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 11-13.
TIERNEY, Robert. J.; PEARSON, P.D. A history of literacy education: waves of research and practice. New York: Teachers College Press, 2021 [recurso eletrônico].
VELOSO, G. M.; PAIVA, A. Representações sociais de leitura: o texto literário em sua função lúdica e educativa. Revista Brasileira de Educação, n.26, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YHtKfPVprGXKzSYvtNbDpGw/?lang=pt# Acesso em 21 ago. 2023.
WOLF, Maryanne. Proust and the squid: the story and science of the reading brain. New York: Harper Perennial, 2007.
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura: porque a interdisciplinaridade. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da (Orgs.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988, p.11-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.