Aprendendo a ler - ciências cognitivas em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15742Palavras-chave:
Leitura; Ensino; Cérebro.Resumo
Aprender a ler mobiliza muito de nossos processos mentais de que sequer temos consciência. Até atingirmos a proficiência na leitura, é longo e rico o caminho que percorremos, desde que se inicia a fala, partindo-se para a manipulação dos sons - a mais que necessária ponte para a escrita -, chegando-se, enfim, à plenitude da proficiência na leitura. O minicurso ministrado por mim durante a 9º Jornada Internacional de Alfabetização, m setembro de 2023, teve como base dois livros do cientista Stanislas Dehaene que abordam o aprendizado da leitura e da escrita entre crianças. Um dos livros teve resenha publicada e é direcionado a professores, adotando um caráter prático e objetivo, utilizando diversos exemplos e apontando com franqueza as mazelas na educação, presentes até mesmo em países considerados de primeiro mundo. A outra publicação adentra com mais detalhes os aspectos cerebrais que participam da aquisição da escrita e do desenvolvimento da leitura. O minicurso, assim, procurou evidenciar questões muito importantes e essenciais da leitura utilizando-se do conhecimento presente nos dois livros de modo complementar, procurando ora oferecer uma visão mais prática, ora expor com mais detalhes as implicações cerebrais para uma compreensão mais profunda da leitura por parte dos professores de anos iniciais e ensino fundamental.
Downloads
Referências
DEHAENE, Stanislas. Apprendre à Lire – des sciences cognitives à la salle de classe. Paris: Odile Jacob, 2011.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura – como a ciência explica nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
PEGADO, Felipe. Aspectos cognitivos e bases cerebrais da alfabetização: um resumo para o professor. In: NASCHOLD, Angela Chuvas et al. Aprendizado da leitura e da escrita: a ciência em interfaces. Natal: EDUFRN, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.