Oralidade e alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15746Palavras-chave:
Oralidade; Alfabetização; Consciência linguística; Sistema de escrita alfabético.Resumo
Quando a criança chega ao período formal de alfabetização já carrega uma bagagem de habilidades de linguagem que necessitam ser conhecidas pelos professores, a fim de promover e facilitar o uso desses conhecimentos para relacioná-los com a aprendizagem da escrita. A alfabetização implica que a criança reconheça o sistema alfabético de escrita, inicialmente compreendendo a lógica das relações entre fonemas e grafemas, para gradualmente avançar para a escrita e compreensão de frases e textos. Oferecer atividades que oportunizem descobertas e reflexões sobre a língua proporcionará melhores condições e segurança para o processo de aprendizagem escolar, como o interesse e a atenção às palavras, às leituras e aos jogos propostos. Tendo em vista a relevância da oralidade para a alfabetização, durante a 9ª Jornada Internacional de Alfabetização as presentes autoras propuseram um simpósio intitulado “Oralidade e Alfabetização”, com a finalidade de fomentar discussões sobre o tema e proporcionar a troca entre profissionais de diferentes áreas que trabalham e estudam sobre essa etapa escolar. Neste texto, são abordados conceitos relacionados à oralidade e seu desenvolvimento, bem como suas relações com o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, salientando-se práticas importantes de serem realizadas em sala de aula. Atividades e pesquisas na área puderam ser relatadas no simpósio em que se discutiu e procurou colaborar com o fazer pedagógico e reflexões linguísticas relacionadas à alfabetização.
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