Poemas e Consciência Linguística: contribuições para a alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15745Palavras-chave:
Poemas; Consciência fonológica; Consciência linguística; Ludicidade; EscolaResumo
O presente texto aborda a temática desenvolvida no curso “Poemas e consciência linguística: contribuições para a alfabetização”, durante a 9ª Jornada Internacional de Alfabetização. Ressalta-se cada vez mais a importância de tornar a leitura compartilhada uma prática corrente nas salas de aula da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, especialmente em contextos de vulnerabilidade socioeconômica, com reduzido acesso a materiais escritos e mesmo a diálogos qualificados. É um importante papel da escola oferecer a linguagem oral e escrita em diferentes gêneros e suportes. Dessa forma, o curso objetivou apresentar aspectos linguísticos, afetivos e cognitivos estimulados pela leitura na infância, destacando-se o papel dos poemas e parlendas. Esses textos conjugam cultura, arte e linguagem, com aspectos fonológicos que marcam o ritmo e facilitam a assimilação de palavras e versos na memória. A partir das pesquisas da autora sobre o efeito das rimas na consciência fonológica e linguística de crianças no período de alfabetização e contínua experiência no trabalho com poemas na escola, é enfatizado o trabalho com as características linguísticas desse tipo de texto, que favorecem o desenvolvimento da metalinguagem das crianças e facilitam a passagem do domínio da linguagem oral para o aprendizado da escrita. Ao final, são oferecidos referenciais para desenvolver atividades lúdicas de linguagem com poemas e parlendas na sala de aula.
Downloads
Referências
AMARILHA, Marly Educação para a sensibilidade: a leitura multimodal do poema e do livro de poesia para a infância. Revista Educação em Questão. Natal, v. 41, n. 27, p. 139-163, jul./dez. 2011.
CARPENTIERI, J. et al. Family literacy in Europe: using parental support initiatives to enhance early literacy. development. London: NRDC, Institute of Education, 2011.
FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia, 33(102), p. 365-84, 2016.
FRONCKOWIAK, Ângela Cogo. Como andar sem poesia? – a leitura de poemas na educação Infantil. II Colóquio Leitura e Cognição” do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul, outubro de 2005 – Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/568/394 acesso em: 30/07/2023
GOMBERT, Jean Émile. Metalinguistic development. Chicago: University of Chicago Press, 1992.
KETZER, Solange M., PEREIRA, Vera W. Poesia e alfabetização aos seis anos. Em Trevisan, Albino et al. Alfabetização e cognição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.
LEHNEN-WOLFF, Clarice. Descobrindo as rimas em poemas: estudo sobre os efeitos das rimas na consciência fonológica e suas relações com os demais níveis de consciência linguística durante o processo de alfabetização. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Letras. PUCRS, 2015.
LEHNEN-WOLFF, Clarice Poemas na alfabetização: benefícios para a linguagem que vão além da imaginação. In: Scherer, Ana Paula; PEREIRA, Vera W. (org.) Alfabetização: estudos e metodologias de ensino em perspectiva cognitiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
LEHNEN-WOLFF, Clarice Os níveis de consciência fonológica integrados aos demais níveis de consciência linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto - Nº Especial - p.129 -143, 2020.
NALOM Ana F. de Oliveira, SOARES, Aparecido J.C., CÁRNIO, Maria S. A relevância do vocabulário receptivo na compreensão leitora. Revista CoDAS; 27(4):333-8, 2015.
PAES, José Paulo. Poesia para crianças: um depoimento. São Paulo: Giordano, 1996.
POERSCH, José Marcelino. Uma questão terminológica: consciência, metalinguagem e metacognição. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 33, n. 4, p. 7-12, dez. 1998.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.