Mercado das palavras: múltiplas semioses, múltiplos aprendizados
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15753Palavras-chave:
Alfabetização; Literacia; Numeracia; BNCC; Multimídia; CogniçãoResumo
Com o objetivo de integrar os conhecimentos advindos da pesquisa em leitura às práticas educacionais em contexto pós-pandemia de Covid-19, foram construídas propostas pedagógicas disponibilizadas em site próprio, bem como cursos online voltados aos professores, a fim de capacitá-los à melhor utilização do material produzido. Além do embasamento teórico vinculado à ciência da leitura, o material dialoga com a BNCC (2018). Neste artigo, apresentamos as premissas das propostas pedagógicas voltadas ao ciclo de alfabetização, disponíveis em formato impresso e digital, de forma gratuita, em versões com fonte cursiva e caixa alta, com acessibilidade para crianças surdas, por meio da interpretação em Libras. O material proporciona o desenvolvimento da literacia e da numeracia, por meio do contato com diferentes gêneros textuais, formas de registro do tempo e educação ambiental. Ambientado em contexto familiar, o Mercado das Palavras direciona a atenção das crianças às múltiplas semioses presentes no nosso cotidiano, buscando desenvolver as habilidades necessárias para sua compreensão e utilização.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COSCARELLI, Carla Viana. Gêneros textuais na escola. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos, v. 11, n. 2, 2007.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Tradução de Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
GABRIEL, R.; KOLINSKY, R.; MORAIS, J. O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais. DELTA, v. 32, n. 4, p. 919-951. São Paulo, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102- 44508205042893915.
GARCIA, J. et al. O Mercado das Palavras. Rio Grande do Sul: Edição do autor, 2023.
GOMBERT, J. É. LER, COMPREENDER, APRENDER Como garantir o desenvolvimento das competências leitoras? In: GABRIEL, R.; GUIMARÃES, R. E.; TOWNSEND, S. A. M. (org.). Alfabetização: interculturalidade, cognição e diversidade linguística. Tradução de Ana Gabriel Portanova e Rosângela Gabriel. Campinas/SP: Pontes, 2021, p. 525-638. Disponível em https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/ALFABETIZAO.pdf Acesso em 10 julho 2023.
KOLINSKY, Régine. How Learning to Read Influences Language and Cognition. In: POLLATSEK, A.; TREIMAN, R. The Oxford Handbook of Reading. Oxford: Oxford University Press, 2015. p. 377-393.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO A. P.; MACHADO A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. 19-36.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARCUSCI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Avanços das neurociências para a alfabetização e a leitura. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 277- 282, jul/set, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.