Mercado das palavras: múltiplas semioses, múltiplos aprendizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15753

Palavras-chave:

Alfabetização; Literacia; Numeracia; BNCC; Multimídia; Cognição

Resumo

Com o objetivo de integrar os conhecimentos advindos da pesquisa em leitura às práticas educacionais em contexto pós-pandemia de Covid-19, foram construídas propostas pedagógicas disponibilizadas em site próprio, bem como cursos online voltados aos professores, a fim de capacitá-los à melhor utilização do material produzido. Além do embasamento teórico vinculado à ciência da leitura, o material dialoga com a BNCC (2018). Neste artigo, apresentamos as premissas das propostas pedagógicas voltadas ao ciclo de alfabetização, disponíveis em formato impresso e digital, de forma gratuita, em versões com fonte cursiva e caixa alta, com acessibilidade para crianças surdas, por meio da interpretação em Libras. O material proporciona o desenvolvimento da literacia e da numeracia, por meio do contato com diferentes gêneros textuais, formas de registro do tempo e educação ambiental. Ambientado em contexto familiar, o Mercado das Palavras direciona a atenção das crianças às múltiplas semioses presentes no nosso cotidiano, buscando desenvolver as habilidades necessárias para sua compreensão e utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Doutorando em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Bolsista PROSUC/CAPES

Sabrine Amaral Martins, Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) - Campus São Borja

Docente do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) - Campus São Borja

Kadine Saraiva de Carvalho, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Doutoranda em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Bolsista PROSUC/CAPES

Vanessa Weber Sebastiany, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

Doutoranda em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Bolsista PROSUC/CAPES

Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Bolsista PQ-CNPq e Pesquisadora Gaúcha Fapergs

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COSCARELLI, Carla Viana. Gêneros textuais na escola. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos, v. 11, n. 2, 2007.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Tradução de Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

GABRIEL, R.; KOLINSKY, R.; MORAIS, J. O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais. DELTA, v. 32, n. 4, p. 919-951. São Paulo, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102- 44508205042893915.

GARCIA, J. et al. O Mercado das Palavras. Rio Grande do Sul: Edição do autor, 2023.

GOMBERT, J. É. LER, COMPREENDER, APRENDER Como garantir o desenvolvimento das competências leitoras? In: GABRIEL, R.; GUIMARÃES, R. E.; TOWNSEND, S. A. M. (org.). Alfabetização: interculturalidade, cognição e diversidade linguística. Tradução de Ana Gabriel Portanova e Rosângela Gabriel. Campinas/SP: Pontes, 2021, p. 525-638. Disponível em https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/ALFABETIZAO.pdf Acesso em 10 julho 2023.

KOLINSKY, Régine. How Learning to Read Influences Language and Cognition. In: POLLATSEK, A.; TREIMAN, R. The Oxford Handbook of Reading. Oxford: Oxford University Press, 2015. p. 377-393.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO A. P.; MACHADO A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. 19-36.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Avanços das neurociências para a alfabetização e a leitura. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 277- 282, jul/set, 2013.

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

Machado Garcia, J. ., Amaral Martins, S. ., Saraiva de Carvalho, K. ., Weber Sebastiany, V. ., & Gabriel, R. . (2024). Mercado das palavras: múltiplas semioses, múltiplos aprendizados. Língu@ Nostr@, 12(2), 166-187. https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15753