Avaliação da consciência fonológica e fonoarticulatória: instrumentos CONFIAS e CONFIART
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15747Palavras-chave:
Alfabetização; Consciência fonológica; Consciência fonoarticulatóriaResumo
A aprendizagem da leitura e da escrita está intimamente ligada ao reconhecimento da relação entre os sons e as representações destes na escrita. Estudos realizados nas áreas de linguística, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e educação vem demonstrando o papel significativo da metafonologia, ou seja, da reflexão sobre a organização e produção dos sons da língua, no processo de alfabetização das crianças. A capacidade de refletir sobre os sons da fala, especificamente as habilidades em consciências fonológica e fonoarticulatória são ferramentas importantes para o processo de alfabetização, devendo ser avaliadas antes e durante tal processo, na busca do acompanhamento da evolução das crianças e superação de suas dificuldades. O presente texto foi elaborado a partir do Mini-Curso oferecido pelas autoras na 9ª Jornada de Alfabetização, realizada em 2023, em que foram abordados os conceitos de consciência fonológica e consciência fonoarticulatória, bem como a forma como essas habilidades podem servir de apoio durante o processo de alfabetização. O objetivo do Mini-Curso foi relatar brevemente a história da elaboração dos instrumentos CONFIAS (Moojen et al., 2003) e CONFIART (Santos, et al, 2014), suas tarefas, as normas de aplicação e os critérios de correção. A partir da exposição dos instrumentos, foi possível fomentar discussões sobre a estrutura e os objetivos do CONFIAS, que é amplamente utilizado em pesquisas e na clínica fonoaudiológica, além de apresentar o CONFIART, único instrumento específico para avaliação da consciência fonoarticulatória.
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