Vol. 12 No. 2 (2024): Alfabetização e políticas públicas

					View Vol. 12 No. 2 (2024): Alfabetização e políticas públicas

Organizadoras:

Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS)
Clarice Staub Lehnen (UFRGS)
Gabriela Castro Menezes de Freitas (Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre)
Marília Marques Lopes (UFRGS)
Silvia Manique Barbosa
Vera Wannmacher Pereira
Published: 2024-12-27

Presentation

  • Apresentação

    Maria Regina Maluf
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15741

Artigos - Dossiê

  • Aprendendo a ler - ciências cognitivas em sala de aula

    Marília Marques Lopes
    3-11
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15742
  • Explorando novas fronteiras na alfabetização: como potenciar a aprendizagem da leitura em ambientes virtuais de aprendizagem

    Carla Cristina Fernandes Monteiro, Fernanda Leopoldina Parente Viana
    12-42
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15744
  • Poemas e Consciência Linguística: contribuições para a alfabetização

    Clarice Staub Lehnen
    43-54
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15745
  • Oralidade e alfabetização

    Clarice Staub Lehnen, Gabriela C.M. de Freitas
    55-65
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15746
  • Avaliação da consciência fonológica e fonoarticulatória: instrumentos CONFIAS e CONFIART

    Rosangela Marostega Santos, Gabriela Castro Menezes de Freitas
    66-76
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15747
  • Memória de trabalho, competência leitora e dificuldades de leitura

    José Ferrari Neto, Roberta Melo de Carvalho, Arineyde Maria D’Almeida Alves de Oliveira
    77-89
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15748
  • O potencial da modelação e reescrita para aprender a escrever

    Luís Filipe Barbeiro
    90-113
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15749
  • Recursos didáticos pedagógicos: uma proposta de mediação da aprendizagem

    Sandra dos Santos Andrade, Mirhiã Detanico Chaves
    114-128
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15750
  • “Pra mim é conquista”: o impacto da alfabetização sob o olhar das crianças

    Kári Lúcia Forneck, Grasiela Kieling Bublitz, Natália Taís Scherer, Iandra Vanessa Sell, Letícia Fell
    129-147
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15751
  • Ler e compreender o texto literário: ensino, mediação sensível e letramento literário

    Marília Forgearini Nunes
    148-165
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15752
  • Mercado das palavras: múltiplas semioses, múltiplos aprendizados

    Jaimeson Machado Garcia, Sabrine Amaral Martins, Kadine Saraiva de Carvalho, Vanessa Weber Sebastiany, Rosângela Gabriel
    166-187
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15753
  • Poemas na escola: lendo, pensando e aprendendo...

    Vera Wannmacher Pereira
    188-201
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15754