Poemas na escola: lendo, pensando e aprendendo...
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15754Palavras-chave:
Cognição e metacognição; compreensão e processamento; uso e consciência no uso do guessing game; leitura de poema na escola; materiais de ensino com tecnologia.Resumo
Este texto decorre de participação da autora na “Mesa Alfabetização: além dos anos iniciais”, da IX Jornada de Alfabetização / UFRGS (2023). O tópico desenvolvido tem como referência estudos próprios de seu Pós-doutorado em Educação (UDESC) e de sua Bolsa PQ/DT/CNPq, que buscaram verificar as contribuições de materiais de ensino da leitura de textos (poemas e fábulas) para o aprendizado de crianças de anos finais do Ensino Fundamental I, no que se refere ao uso do guessing game (GOODMAN, 1976) e à consciência no seu uso. O recorte eleito está no texto (poema) e no material de ensino de leitura, configurando-o como um eixo desses estudos e situando-o como tópico constitutivo. Teoricamente, esse recorte tem apoio em concepções psicolinguísticas de leitura basilares: cognição e metacognição; interação leitor, autor e texto; compreensão e processamento; uso e consciência no uso do guessing game. Metodologicamente, ele se caracteriza pela construção de materiais de ensino, com participação de pesquisadores, professores e estudantes de universidades e escolas, situados em três estados brasileiros (RN, BA, RS), por meio de suas percepções com base em leituras e aplicações prévias desses materiais. Foram organizados em cinco módulos, havendo, em cada, um poema e um nível de consciência linguística dominante, com tarefas de uso do guessing game e de consciência no seu uso. Esse processo de construção antecedeu a aplicação dos materiais de ensino e as coletas finais de dados. O objeto de exposição no presente texto contribuiu para a explicitação de concepções psicolinguísticas relevantes no ensino da leitura na escola, para a obtenção de um produto linguístico-pedagógico com apoio tecnológico, para a construção de um caminho de ensino da leitura do poema para participantes em seus espaços e buscas de aprender e ensinar, e para uma aproximação oportuna e possível de pessoas e lugares.
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