Poemas na escola: lendo, pensando e aprendendo...

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15754

Palavras-chave:

Cognição e metacognição; compreensão e processamento; uso e consciência no uso do guessing game; leitura de poema na escola; materiais de ensino com tecnologia.

Resumo

Este texto decorre de participação da autora na “Mesa Alfabetização: além dos anos iniciais”, da IX Jornada de Alfabetização / UFRGS (2023). O tópico desenvolvido tem como referência estudos próprios de seu Pós-doutorado em Educação (UDESC) e de sua Bolsa PQ/DT/CNPq, que buscaram verificar as contribuições de materiais de ensino da leitura de textos (poemas e fábulas) para o aprendizado de crianças de anos finais do Ensino Fundamental I, no que se refere ao uso do guessing game (GOODMAN, 1976) e à consciência no seu uso. O recorte eleito está no texto (poema) e no material de ensino de leitura, configurando-o como um eixo desses estudos e situando-o como tópico constitutivo. Teoricamente, esse recorte tem apoio em concepções psicolinguísticas de leitura basilares: cognição e metacognição; interação leitor, autor e texto; compreensão e processamento; uso e consciência no uso do guessing game. Metodologicamente, ele se caracteriza pela construção de materiais de ensino, com participação de pesquisadores, professores e estudantes de universidades e escolas, situados em três estados brasileiros (RN, BA, RS), por meio de suas percepções com base em leituras e aplicações prévias desses materiais. Foram organizados em cinco módulos, havendo, em cada, um poema e um nível de consciência linguística dominante, com tarefas de uso do guessing game e de consciência no seu uso. Esse processo de construção antecedeu a aplicação dos materiais de ensino e as coletas finais de dados. O objeto de exposição no presente texto contribuiu para a explicitação de concepções psicolinguísticas relevantes no ensino da leitura na escola, para a obtenção de um produto linguístico-pedagógico com apoio tecnológico, para a construção de um caminho de ensino da leitura do poema para participantes em seus espaços e buscas de aprender e ensinar, e para uma aproximação oportuna e possível de pessoas e lugares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Wannmacher Pereira

Pesquisadora no Grupo de Estudos de Alfabetização ALETRA (UFRGS) e de Grupos de Pesquisa do CNPq - UESB, UFRN, UFSC e UDESC.

Referências

ADAM, J. M. A Linguística: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2008.

BAARS, B. J. A cognitive theory of consciousness. Cambridge: Cambridge Univ., 1993.

BARETTA, D.; PEREIRA, V.W. Compreensão literal e inferencial em alunos do Ensino Fundamental. Signo, v. 43 (77), p. 53-61, 2018.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2009.

CAPPARELLI. S. 111 poemas para crianças. Porto Alegre: L&PM, 2003.

CHAROLLES, J.M. Introduction aux problèmes de la cohèrence des textes. Langue Française. Paris: Larousse, n. 38, p. 7-41,mai 1978.

COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

BORGES, C. B.; PEREIRA, V. W. Relações entre compreensão leitora, procedimentos de leitura e conhecimentos prévios, considerando objetivos de leitura. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 40 (n.2), p. 1-12. 2018. Disponível em https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i2.41841.

CRUZ, V. Uma abordagem cognitiva da leitura. Lisboa: Lidel Edições, 2007.

DEHAENE, S. The cognitive neuroscience of consciousness. Amsterdam: Elsevier Science Publishers, 2001

DEHAENE, S. Signatures of consciousness – a talk by Stanislas Dehaene. Edge in Paris. Entrevista concedida a Edge Foundation, Inc., 2009. Disponível em: https://www.edge.org/conversation/signatures-of-consciousness. Acesso em: 15 jul. 2020.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

GIASSON, J. A compreensão na leitura. Porto ASA Editores, 2000.

GOMBERT, J. E. Metalinguistic Development. Chicago: Univerity Chicago Press, 1992.

GOODMAN, K. S. Reading, a psycholinguistic guessing game. In: Singer, H.; Rudell, R. (eds) Theorical models and processes of Reading. Newark: International Reading Asociation, p. 497-508, 1976.

HALLIDAY, M.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman, 1976.

KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

KINTSCH, W. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2013.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.

LEFFA, V. J. (1996) Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre; Sagra-Luzzatto.

MOTA, M. Desenvolvimento metalinguístico: questões contemporâneas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

PAES, J. P. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 2006.

PEREIRA, V. W. Arrisque-se... Faça o seu jogo. Letras de Hoje. Porto Alegre: EDIPUCRS v. 37 (n.128), p. 47-64., 2002

PEREIRA, V. W. A predição na teia de estratégias de compreensão leitora. Revista Confluência. Rio de Janeiro: Ed. Instituto de Língua Portuguesa, v. 1, p. 81-91, 2012. Disponível em: http://llp.bibliopolis.info/confluencia/pdf/291.pdf.

PEREIRA, V. W. Formação de professores para o ensino da compreensão leitora na escola. In: Mota, M. B.; Name, C. (orgs.) Interface linguagem e cognição: contribuições da Psicolinguística. Tubarão: Copiart, p. 139-158, 2019.

PEREIRA, V.W.; Scliar-Cabral, L. Compreensão de textos e consciência textual. Caminhos para o ensino nos anos iniciais. Florianópolis: Insular, 2012.

Pereira, V. W.; GUARESI, R. (orgs.) Leitura e escrita em avaliação: A ciência em busca de maior esclarecimento da linguagem verbal [Livro Eletrônico]. Vitória da Conquista: Grafema e Fonema, p. 25-49. ISBN 978-65-87245-02-7, 2022.

POERSCH, J. M. Uma questão terminológica: consciência, metalinguagem, metacognição. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 33, (n. 4), p. 7-12, 1998. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15114.

SCLIAR-CABRAL, L. Processamento bottom-up na leitura. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, v. 12 (n. 2, p. 24-33, 2008. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo02.pdf.

SCLIAR-CABRAL, L. Processamento da leitura: recentes avanços das neurociências. In: Pereira, V. W.; Costa, J. C. da (orgs.) Linguagem e cognição: relações interdisciplinares. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 49-60, 2009.

SLAMA-CAZACU, T. Psicolinguística aplicada ao ensino de línguas. São Paulo: Pioneira, 1979.

SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SPINILLO, A. G. A dimensão social, linguística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas. In: Mota, M. P. da; SPINILLO, A. G. (orgs.). Compreensão de textos. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 171-198, 2013.

SPINILLO, A. G.; MOTA, M. M. P. E.; CORREA, J. Consciência metalinguística e compreensão da leitura: diferentes facetas de uma relação complexa. Educar em Revista. Curitiba: Ed. UFPR, n. 38, p. 157-171, 2010.

VAN DIJK, T. A. La ciencia del texto: un enfoque interdisciplinario. Barcelona: Paidós Ibérica, 1992.

VIANA, F. L., RIBEIRO, I., FERNANDES, I., FERREIRA, A., LEITÃO, C., GOMES, S., PEREIRA, L. O ensino da compreensão leitora. Coimbra: Edições Almedina, 2010.

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

Wannmacher Pereira , V. . (2024). Poemas na escola: lendo, pensando e aprendendo. Língu@ Nostr@, 12(2), 188-201. https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15754