A leitura de imagens do “Maluquinho” de Ziraldo (2014) como estratégia de motivação ao letramento literário

Autores

  • Antonio Ismael Lopes de Sousa Universidade estadual da região Tocantina do Maranhão - UEMASUL
  • Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL
  • Maria Sousa dos Santos Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.8.2-12

Palavras-chave:

Leitura de Imagens, Estratégia, Letramento Literário, Multiletramentos, Educação

Resumo

Este artigo apresenta a leitura de cinco imagens extraídas do livro O Menino Maluquinho, do escritor Ziraldo (2014), como sugestão estratégica para a atividade que Cosson (2019, 2020) denomina como sendo de motivação ao letramento literário. Além disso, com o intuito de ampliar as alternativas com o uso de imagem do livro, contemplamos abordagens em letramentos e multiletramentos, multimodalidade, literatura e educação. Para atender a esse propósito, buscamos suporte nos estudos de Zilberman (2012), Lajolo (2002, 2018), Rojo e Moura (2019), Rojo (2009, 2012), Cosson (2019, 2020), Kleiman (2014), entre outros autores. Acreditamos que as perspectivas que relacionam, no âmbito da educação infantil e juvenil, as potencialidades das imagens, conforme ressaltado por Mitchell (2015), funcionam tanto como possibilidade de fruição artística quanto estratégias para aquisição de leitura literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Ismael Lopes de Sousa, Universidade estadual da região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Antonio Ismael Lopes de Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO - UEMASUL

Mestre em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduado em Letras pela  Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutora em Letras - Literatura Comparada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB.) Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Letras - Literaturas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É Professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão e atua como Professora do Mestrado em Letras da UEMASUL.

Maria Sousa dos Santos, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Maria Sousa dos Santos, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC/FACMED). Graduada em Letras pela  Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente é Professora da Escola Municipal Natalino Ribeiro e Professora da SEDUC-MA. 

Referências

ALMEIDA, Daniela Barbosa. PELOS CAMINHOS DO LETRAMENTO VISUAL: por uma proposta multimodal de leitura crítica de imagens. Revista Linguagem em Foco, v. 3, n. 5, p. 43–64, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1848, acesso: 14 abr. 2021.

ALMEIDA, Rogério de. Cinema e educação: fundamentos e perspectivas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, e153836, 2017.

AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. Tradução de Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosacnaify, 2004.

AZEVEDO, Ricardo. Aspectos instigantes da literatura infantil e juvenil. In OLIVEIRA, Ieda de (org). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil - com a palavra o escritor, São Paulo: DCL, 2005.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BURLAMAQUE, Fabiane; MARTINS, Kelly Cristina C.; ARAÚJO, Mayara S. A leitura de imagem na formação do leitor. In: SOUZA, Renata J.; FEBA, Berta L. T. (org.). Leitura literária na escola. Campinas: Mercado das letras, 2011.

CARNEIRO, Liliane Bernardes. Leitura de imagens na literatura infantil: desafios e perspectivas na era da informação. 2008. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

CARVALHO, Daniel Bramo Nascimento de. Et. al. Letramento Cinematográfico na Educação: uma revisão integrativa em países do Mercosul. Aracajú, 2018. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/view/9529/4146, acesso: 23 jan. de 2021.

COELHO, Nely Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2019.

COSSON, Rildo. Paradigmas do Ensino da Literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2020.

DE TACCA, Fernando. Fotografia e Cinema: Intertextualidades. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007. Disponível em: https://www.studium.iar.unicamp.br/27/03.html, acesso: 14 abr. 2021.

GARCIA, Érica de Lima Melo. Intermidialidade na produção cultural para crianças: a dialógica da adaptação de O menino maluquinho, de Ziraldo, para teatro e cinema. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S.l.], v. 14, p. 92-106, dez. 2006. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1361, acesso: 19 abr. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.92-106.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus, 2012.

KLEIMAN, Angela B. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 9, n. 2, pág. 72-91, dezembro de 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000200006&lng=en&nrm=iso, acesso: 14 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200006.

LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2002.

MITCHELL, W. J. T. O que as imagens realmente querem? Tradução de Marianna Poyares. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

NANCY, Jean-Luc. Imagem, mímeses & méthexis. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

OU, Mirian. Poética do cinema infantil brasileiro: aspectos temáticos, formais e mercadológicos em Menino maluquinho. 2012. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tania M. K (org.). Escola e leitura: velha crise novas alternativas. – São Paulo: Global, 2009.

PELLEGRINI, Tânia, et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo. Editora Senac: Instituto Itaú Cultural, 2003.

PINTO, Ziraldo Alves. O Menino Maluquinho. São Paulo: Cia. Melhoramentos, 1980. 1.ª edição digital em e-Pub, 2014. Disponível em: http://meninomaluquinho.educacional.com.br/Online/default.asp, acesso: 4 de jan. 2020.

RAMOS, Flávia Brocchetto; NUNES, Marília Forgearini. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educar em Revista [online]. 2013, n. 48, pp. 251-263. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/HFVJT5gN4Nfx7PqjfRY9CrR/abstract/?lang=pt#, acesso: 10 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000200015.

RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Acesso a embalagem do livro infantil. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 115-130, jan./jul. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9734, acesso: 10 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x.

ROJO, Roxane. MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOUSA, Daniel Marcolino Claudino de. O cinema na escola: aspectos para uma (des)educação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. DOI: 10.11606/T.48.2017.tde-04072017-110341.

STAMATO, Ana Beatriz Taube; STAFFA, Gabriela; VON ZEIDLER, Júlia Piccolo. A Influência das Cores na Construção Audiovisual. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-1304-1.pdf, acesso 14 abr. 2021.

TRAJANO, Izabella da Silva Negrão. A imagem como agente de representação social e ideológica no discurso multimodal. 2013. 210 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) —Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

VAN SIJLL, Jeniffer. Narrativa Cinematográfica: contando histórias com imagens em movimento: as 100 convenções mais importantes do mundo do cinema que todo cineasta precisa conhecer. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

de Sousa, A. I. L. ., Carvalho, A. C. T. de B. ., & dos Santos, M. S. . (2022). A leitura de imagens do “Maluquinho” de Ziraldo (2014) como estratégia de motivação ao letramento literário. Língu@ Nostr@, 9(2), 204 - 227. https://doi.org/10.29327/232521.8.2-12