A consciência de processos de redução fonológica no inglês como LE

Autores

  • Eliane Nowinski da Rosa UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i2.13196

Palavras-chave:

Redução Fonológica, Ensino de Inglês, Consciência Linguística

Resumo

O presente estudo tem por objetivo demonstrar a relevância do ensino de variação linguística nas aulas de língua inglesa (LE). Para isso, buscou-se investigar se os aprendizes brasileiros de um instituto de línguas tinham consciência da existência de formas em processo de redução fonológica no inglês. Os resultados revelaram que os informantes apresentaram um nível razoável de consciência linguística acerca das formas exibidas no teste de consciência linguística. Além disso, constatou-se que fatores como o nível de proficiência e a convivência em país de língua inglesa não foram significativos. Levando em consideração o fato de que a instituição aborda a variedade padrão nas aulas e as informações obtidas a partir da aplicação de um questionário sociolinguístico, presume-se que tal consciência pode ter sido despertada por meio da utilização, por parte dos aprendizes, de músicas, filmes, seriados, aplicativos, entre outros, como ferramentas para aprimorar seu conhecimento linguístico em inglês. Nesse sentido, verifica-se a necessidade do ensino de variação linguística em sala de aula porque a variação é um fenômeno inerente à gramática, logo sua aprendizagem proporciona uma interação comunicativa eficiente entre seus usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Nowinski da Rosa, UNISINOS

Eliane Nowinski da Rosa, UNISINOS

Doutoranda em Linguística Aplicada (UNISINOS), mestre em Fonologia e Morfologia (UFRGS), especialista em Ensino-aprendizagem da Língua Inglesa (Uniritter), graduada em Letras-Licenciatura Plena em Língua Inglesa (ULBRA)

Referências

ALLAN, Dave. Oxford placement test 2. Oxford: Oxford University Press, 2004.

BECKNER, Clay; ELLIS, Nick C.; BLYTHE, Richard; HOLLAND, John; BYBEE, Joan; KE, Jynyun; CHRISTIANSEN, Morten H.; LARSEN-FREEMAN, Diane; CROFT, William; SCHOENEMANN, Tom. Language is a Complex Adaptive System - Position Paper. Language Learning, vol. 59, supl. 1, p. 1-26, 2009.

BEINHOFF, Bettina. Perceiving intelligibility and accentedness in non-native speech: a look at proficiency levels. Proceedings of the International Symposium on the Acquisition of Second

Language Speech, Concordia Working Papers in Applied Linguistics, 5, 2014.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BROWMAN, Catherine P.; GOLDSTEIN, Louis. Articulatory phonology: an overview. Phonetica, 49, 155-180, 1992.

BROWN, J. D.; HILFERTY, A. G.. The effectiveness of teaching reduced forms for listening comprehension. RELC Journal, 17 (2), 59-70, 1986.

BYBEE, Joan. Cognitive processes in grammaticalization. In: TOMASELLO, M. (ed.). The New Psychology of Language. vol II. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Inc., 2003, p. 145-167.

________. Phonology and language use. Cambridge: Cambridge University Press, 2003[2001].

________. Usage-based phonology. IN: DARNELL, Michael; MORAVCSIK, Edith A.; NOONAN, Michael; NEWMEYER, Frederick J.; WHEATEY, Kathleen (eds.). Functionalism and formalism in linguistics. vol 1. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing, 1999, p. 211-242.

________. Usage-based theory and grammaticalization. In: NARROG, Heiko; HEINE, Bernd (eds.). The oxford handbook of grammaticalization. Oxford: Oxford University Press, 2011, p. 69-78.

BYBEE, Joan L.; HOPPER, Paul (eds). Frequency and the emergence of linguistic structure. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2001.

BYBEE, Joan L.; BECKNER, Clay: Usage-based theory. In: HEINE, Bernd; NARROG, Heiko (eds.). The Oxford Handbook of Linguistic Analysis. Oxford: Oxford University Press, 2010, p. 827–855.

CHARITY HUDLEY, Anne H.; MALLINSON, Christine. We do languages: English language variation in the secondary English classroom. New York: Teachers College Press, 2014.

CRYSTAL, David. A language must change, to keep pace with society. Liverpool Daily Post: Thursday, May 16th, 1963. p. 09-10.

CLOPPER, Cynthia G.; BRADLOW, Ann R.. Perception of dialect variation in noise: intelligibility and classification. Lang Speech, vol. 51, Issue 3, p. 175-198, 2008.

DERWING, Tracy M..; MUNRO, Murray J.. Putting accent in its place: rethinking obstacles to communication. Language Teaching, 42, p. 476-490, 2009.

__________. The interface of teaching and research: what type of pronunciation instruction

should L2 learners expect? In: LUCHINI, P. L.; GARCÍA JURADO, M. A.; ALVES, U. K. Fonética y fonología: articulación entre enseñanza e investigación. Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2015, p. 14-26.

EISENSTEIN, Miriam R. Dialect variation and second-language intelligibility. In: EISENSTEIN, Miriam R. (eds.). The dynamic interlanguage: empirical studies in second language variation. New York: Springer Science/Business Media, 1989.

ENGSTRAND, Olle; KRULL, Diana. Segment and syllable reduction: preliminary observations. Working Papers, 49, p. 26-29, 2001.

EVANS, Nicholas; LEVINSON, Stephen. Word processing. In: TRAXLER. Matthew. J. (ed.). Introduction to psycholinguistics: understanding language science. Oxford: Wiley-Blackwell,

, p. 79-140.

FARACO, Carlos Alberto. Lingüística histórica: uma introdução ao estudo da história das

línguas. São Paulo: Parábola Editorial, 2005[1950].

FINEGAN, Edward. Language: its structure and use. 5th ed. Boston: Thomson Wadsworth,

HEINE, Bernd. Auxiliaries: cognitive forces and grammaticalization. Oxford: Oxford University Press, 1993.

HENRICHSEN, L. E.. Sandhi-variation: A filter of input for learners of ESL. Language Learning, 34, p. 103-126, 1984.

ITO, Yasuko. Effect of reduced forms on ESL learners’ input-intake process. Second Language

Studies, 20(1), p. 99-124, 2001.

KHAGHANINEZHAD, M. S.; JAFARZADEH, G.. Investigating the effect of reduced forms instruction on EFL learners’ listening and speaking abilities. English Language Teaching, vol.

, nº 1, p. 159-171, 2014.

KRUG, Manfred; SCHLÜTER, Julia (eds). Research methods in language variation and

change. New York: Cambridge University Press, 2013.

LABOV, William. Contraction, deletion and inherent variability of the English copula. Language, vol. 45, nº 04, p. 715-762, 1969.

_______. Principles of linguistic change: internal factors. v. 1. Cambridge: Blackwell, 1994.

__________. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.

LARSEN-FREEMAN, Diane; CAMERON, Lynne. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.

MAHBOOB, Ahmar. Englishes in multilingual contexts. In: MAHBOOB, Ahmar; BARRATT,

Leslie (eds.). Englishes in multilingual contexts: language variation and education. New

York/London: Springer, 2014, p. 1-14.

MAHBOOB, Ahmar; BARRATT, Leslie (eds.). Englishes in multilingual contexts: language variation and education. New York/London: Springer, 2014.

MUNSON, B.; EDWARDS, J.; BECKMAN, M.E. Phonological knowledge in typical and

atypical speech-sound development. Topics in Language Disorders, vol. 25, p. 190-206, 2005.

MOWREY, R.; PAGLIUCA, W.. The reductive character of articulatory evolution. Revista de Linguistica, 7, p. 37-124, 1995.

PICHLER, Heike. The structure of discourse-pragmatic variation. Amsterdam/Philadelphia:

John Benjamins Publishing, 2013.

ROSA, Eliane da. Linguistic variation in english. Revista de Letras, vol. 19, nº. 25, p. 01-16, 2017.

SMITH, L. E.. Spread of English and issues of intelligibility. In: KACHRU, B. B. (ed.). The other tongue: English across cultures. Urbana: University of Illinois Press, 1992, p. 27-47.

THOMPSON, S.; MULAC, A.. A quantitative perspective on the grammaticalization of epistemic parentheticals in English. In: TRAUGOTT, E. C.; HEINE, B. (eds.). Approaches to

Grammaticalization. vol. 2. Amsterdam: John Benjamins, 1991, p. 313-330.

WIENREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin. Fundamentos empíricos para uma

teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006 [1968].

Downloads

Publicado

2019-01-07

Como Citar

da Rosa, E. N. . (2019). A consciência de processos de redução fonológica no inglês como LE. Língu@ Nostr@, 6(2), 67 - 84. https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i2.13196