Análise de aspectos multimodais numa receita culinária para crianças
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i2.13219Palavras-chave:
Multimodalidade, Multiletramentos, Gênero textual/discursivo, Linguagens verbal e visual, IntertextualidadeResumo
O estudo tem como tema central a multimodalidade nos gêneros textuais/discursivos e objetiva investigá-la, especificamente, numa receita culinária dirigida às crianças, construindo sentidos a partir da integração das linguagens verbal e visual e da intertextualidade ali estabelecida. A base teórica orienta-se, sobretudo, pelos escritos de Bakhtin (1997, 2011), Bazerman (2007, 2011) e Rojo (2009, 2012). Quanto aos resultados, após a submissão do texto ao exame pormenorizado em cada uma das três etapas do procedimento metodológico sugerido por Sobral (2014), constatou-se que, conjuntamente, os aspectos multimodais foram determinantes para a interação com o público alvo leitor. Espera-se com esse pequeno artigo fortalecer saberes e contribuir para o incremento de práticas educacionais e sociais onde as noções aqui apresentadas sejam relevantes.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução Maria E.G.G. Pereira. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 327-358. [Nota do tradutor: Texto de arquivos (1959-1961), não revisto pelo autor].
______. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 261-306.
BAZERMAN, Charles. Intertextualidades: Volosinov, Bakhtin, Teoria Literária e Estudos do Letramento. In: ______. Escrita, gênero e interação social. HOFFNAGEL, Judith;
DIONISIO, Angel (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2007. p. 92-109.
______. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: ______. Gêneros textuais, tipificação e interação. DIONISIO, Angela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss (Orgs.); revisão técnica Ana Regina Vieira et al. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 9-48.
BRAIT, Beth. Reflexões dialógicas: de olho no verbal, piscando para a imagem. In: MENDES, Emília (Coord.). Imagem e discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013. p. 38-55. Disponível em: <https://www.academia.edu/15588572/IMAGEM_E_DISCURSO>. Acesso em: 27 nov. 2016.
CASSETTARI, Marcel I. Tipo, gênero textual e gênero do discurso: em busca de uma definição para o ensino. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 02, jul./dez. 2012. p. 132-151. Disponível em:
<http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/%20view/305/193.>. Acesso em: 29 jun. 2017.
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa em ciências humanas e sociais. In:______. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 19-32.
FIORIN, José L. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010. p. 161-163.
FRAZÃO, Dilva. Biografia de Monteiro Lobato. 04/06/2014. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/monteiro_lobato/>. Acesso em: 21 jul. 2017.
LANCHINHOS. Coleção Dona Benta para crianças. São Paulo: Gold e Companhia Editora Nacional, 2011. p. 18-19.
LOBATO, Monteiro. O pica pau amarelo. 34. ed., São Paulo: Brasiliense, 1994.
MARTINS, Maria Helena. Palavra e imagem: um diálogo, uma provocação. In: ______(Org.). Questões de Linguagem. 8. ed., São Paulo: Contexto, 2016. p. 95-105. Disponível em: <http://upf.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788585134983/pages/97>. Acesso em: 11 dez. 2016.
MELO, Rosineide; ROJO, Roxane. A arquitetônica bakhtiniana e os multiletramentos. In: NASCIMENTO, Elvira L.; ROJO, Roxane H. R. (Orgs.). Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 249-271.
RAMOS JR. Valdir de Almeida. Guia de Identificação dos Canídeos Silvestres Brasileiros [recurso eletrônico]. Sorocaba, JoyJoy Studio Ltda. - Comunicação Ambiental, 2003. p. 26-27. Disponível em: <http://www.acszanzini.net/wpcontent/uploads/material/guias/GUIA%20Ramos__Guia_De_Identificacao_Dos_Canideos_Silvestres_Brasileiros.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2017.
ROJO, Roxane. Letramento(s): práticas de letramentos em diferentes contextos. In: ______. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. p. 95-125.
______. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.
SEGATTO, Lisane S.; KNOLL, Graziela F.. Análise dos recursos multimodais em texto publicitário impresso. Signo [ISSN 1982-2014]. Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, jan./jun. 2013. p. 66-83. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/signo>. Acesso em: 21 jul. 2017.
SIMÕES, Renata da Silva. Dona Benta – Comer bem: uma fonte para a história da alimentação (1940-2003). Dissertação (Mestrado em História Social), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-01022010-150903/pt-br.php>. Acesso em: 20 jul. 2017.
SOARES, Magda. Letramento em verbete: o que é letramento? In: ______. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 13-25.
SOBRAL, Adail. Uma proposta bakhtiniana de estudo dos gêneros discursivos. In: BRAIT, Beth; MAGALHÃES, Anderson S. (Orgs.). Dialogismo: teoria e(m) prática. São Paulo: Terracota, 2014. p. 19-36.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.