Gêneros textuais e ensino: um estudo das propostas de produção de texto de um livro didático

Autores

  • Rejane Santos Nonato Professora da Secretaria Estadual de Educação do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i2.13220

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Livro Didático, Produção de Texto

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar um Livro Didático (LD) para o ensino-aprendizagem de produção de texto em Língua Portuguesa (LP) sob a perspectiva do conceito de gêneros textuais. O referido livro foi analisado focalizando a incorporação, implícita ou explicita, da noção de gênero textual em sua formulação, o tratamento dado aos gêneros textuais, assim também como se observou a variedade de gêneros utilizados para a produção textual. Esta pesquisa revela que o LD analisado desenvolve um trabalho a partir da teoria dos gêneros textuais no que se refere à produção de texto, apesar de dar maior ênfase as características superficiais dos gêneros e utilizar-se de modelos-padrão para conduzir a produção de texto.

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Biografia do Autor

Rejane Santos Nonato, Professora da Secretaria Estadual de Educação do Pará

Rejane Santos Nonato, Professora da Secretaria Estadual de Educação do Pará

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2018-01-06

Como Citar

Nonato, R. S. . (2018). Gêneros textuais e ensino: um estudo das propostas de produção de texto de um livro didático. Língu@ Nostr@, 5(2), 36 - 50. https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i2.13220