Gêneros textuais e ensino: um estudo das propostas de produção de texto de um livro didático
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i2.13220Palavras-chave:
Gêneros textuais, Livro Didático, Produção de TextoResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar um Livro Didático (LD) para o ensino-aprendizagem de produção de texto em Língua Portuguesa (LP) sob a perspectiva do conceito de gêneros textuais. O referido livro foi analisado focalizando a incorporação, implícita ou explicita, da noção de gênero textual em sua formulação, o tratamento dado aos gêneros textuais, assim também como se observou a variedade de gêneros utilizados para a produção textual. Esta pesquisa revela que o LD analisado desenvolve um trabalho a partir da teoria dos gêneros textuais no que se refere à produção de texto, apesar de dar maior ênfase as características superficiais dos gêneros e utilizar-se de modelos-padrão para conduzir a produção de texto.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. São Paulo: Matins Fontes, [1953]. 1997/2000.
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Cortez. São Paulo. 2005.
BRANDÃO, A. N. Gêneros do discurso na escola. Cortez. 3 ed, São Paulo. 2002.
BRASIL. Lei n.9.394/96, de 20.12.1996. Estabelece as diretrizes e bases para a educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Gráfica do Senado, v. 134, n.1.248, p.27.833-27.841, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e tecnológica. PCN+ do Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002.
CEREJA, W. R., MAGALHÃES, T. C. Português linguagens: literatura, produção de textos e gramática. volume 1: ensino médio – 5ª Ed. – São Paulo: Atual, 2005.
COSTA, I. B. Gêneros textuais e tradição escolar. Revista Letras, Curitiba, n. 66, p. 177-189, maio/ ago, 2005.
CRISTÓVÃO, V. L. L. e MACHADO, A. R. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, set/ dez. 2006
KOCH, Ingedore Grunfield Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
LOPES-ROSSI, M. A. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de texto. In: KARWORK, A. M., GAYDECCKA, B. e BRITO, K. S. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2006.
LINS, N. F. Gêneros discursivos e o ensino de linguagem. Revista Letra Magna. Ano 04, n. 06-1º semestre de 2007.
MARCUSCHI, L. A. Gênero textual: definição e funcionalidade. In: DIONÌSIO, A. P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.
_______________. A questão do suporte dos gêneros textuais. UFPE/CNPq-2003. Versão provisória de 18/05/2003.
MILLER, C. R. Genre as social action. Quarterly Journal of Speech, n. 70, p.151-167, maio, 1984.
MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 495-517, set/ dez. 2006
ROJO, R. CORDEIRO, G. S. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercardo de Letras, 2004.
SILVA, R. M. da. O livro didático no contexto político-ideológico. In: SILVA, R. M. da. Textos didáticos. Campinas, SP: Editora Alínea, 2000.
SUASSUNA, L. Ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem pragmática. 6ª ed. 2003
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. New York: Cambridge University Press, 1990.
_____________. Others floors, other voices: a textography of a small university building. Mahwah, NJ.; Lawrence Erlbaun, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.