Metodologia e ensino do gênero conto popular na escola

Autores

  • Ivan Vale de Sousa Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i2.13224

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Oralidade, Conto popular, Contexto escolar

Resumo

A metodologia de ensino dos gêneros textuais nas propostas de aprendizagem parte da valorização das habilidades de desenvolvimento da oralidade, da escrita e da reflexão na promoção do ensino, visto que
estudar os gêneros textuais implica reafirmá-los como conteúdos da linguagem. Desse modo, são objetivos
deste trabalho: refletir a relevância dos gêneros textuais no processo de formação cidadã, de leitores proficientes e autônomos no contexto escolar; apresentar as definições e as especificidades do gênero conto
popular com a possibilidade de trabalho à luz da variação linguística no ensino de Língua Materna; discutir a
inserção e a produção do conto popular no enriquecimento do letramento social e literário discente com base
na tradição oral do texto popular; apresentar e analisar duas produções de conto popular realizadas no contexto pedagógico do Ensino Fundamental. A metodologia inserida neste trabalho se justifica pela reflexão e prática  dos gêneros textuais no processo de escolarização em sala de aula. Assim, espera-se que estas reflexões contribuam com o trabalho textual na promoção da linguagem e suas variantes na escola.

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Biografia do Autor

Ivan Vale de Sousa, Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte

Ivan Vale de Sousa, Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Especialista em Gramática da Língua
Portuguesa: reflexão e ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Arte,
Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília. Especialista em Docência da Língua
Inglesa pela AVM Faculdade Integrada. Professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Novo Horizonte

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Publicado

2018-01-06

Como Citar

de Sousa, I. V. . (2018). Metodologia e ensino do gênero conto popular na escola. Língu@ Nostr@, 5(2), 111 - 131. https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i2.13224