Metodologia e ensino do gênero conto popular na escola
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i2.13224Palavras-chave:
Gêneros textuais, Oralidade, Conto popular, Contexto escolarResumo
A metodologia de ensino dos gêneros textuais nas propostas de aprendizagem parte da valorização das habilidades de desenvolvimento da oralidade, da escrita e da reflexão na promoção do ensino, visto que
estudar os gêneros textuais implica reafirmá-los como conteúdos da linguagem. Desse modo, são objetivos
deste trabalho: refletir a relevância dos gêneros textuais no processo de formação cidadã, de leitores proficientes e autônomos no contexto escolar; apresentar as definições e as especificidades do gênero conto
popular com a possibilidade de trabalho à luz da variação linguística no ensino de Língua Materna; discutir a
inserção e a produção do conto popular no enriquecimento do letramento social e literário discente com base
na tradição oral do texto popular; apresentar e analisar duas produções de conto popular realizadas no contexto pedagógico do Ensino Fundamental. A metodologia inserida neste trabalho se justifica pela reflexão e prática dos gêneros textuais no processo de escolarização em sala de aula. Assim, espera-se que estas reflexões contribuam com o trabalho textual na promoção da linguagem e suas variantes na escola.
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