A cultura hispânica como mediadora no aprendizado da gramática: um novo olhar sobre a relação português/espanhol
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i2.13226Palavras-chave:
Estudo de idiomas, Gramática, Artes, InterdisciplinaridadeResumo
A relação intrínseca entre as línguas românicas é, muitas vezes, analisada sob o prisma da interlíngua e classificada como um problema ou percalço no estudo de idiomas. Este artigo distancia-se dessa visão, ao contemplar a proximidade entre a língua portuguesa e a língua espanhola como fator favorável à apropriação de ambas, potencialmente no que tange à gramática. O objetivo principal é demonstrar que um processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar aliado à abordagem integral da língua estrangeira, considerando realidade atual e cultura hispânica, pode subsidiar a superação da interlíngua e prover a compreensão de elementos comuns à língua materna. Para atestar a viabilidade e relevância de um ensino integrador que una cultura a gramática, são traçadas metodologias e práticas pedagógicas que se apoiam em artes como instrumento de contextualização e enriquecimento linguístico. Ao final do artigo, há um esboço do modelo de ensino-aprendizagem idealizado na proposta.
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