O ensino de língua portuguesa e os universais musicais: uma amostragem de prática interpretativa

Autores

  • Emanuela Francisca Ferreira Silva Instituto Federal do Sul de Minas
  • Hugo Mari Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13274

Palavras-chave:

Universais Musicais, Interpretação Textual, Mente Incorporada

Resumo

Esse trabalho é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido em doutoramento em Língua Portuguesa e
Línguística do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, que visa compreender e discutir a utilização dos universais musicais – ritmo e melodia – como ferramentas no ato interpretativo de um texto, potencializando a compreensão do mesmo. A interpretação textual é uma prática de linguagem. O trabalho de compreender um texto ultrapassa o domínio do sujeito comunicante e do sujeito interpretante. Patrick Chauredau (2008) afirma que a encenação discursiva é condição primordial para comunicação. Segundo Chauredeau (2008) o ato de linguagem é composto de vários sujeitos – Euc - EUe/ Tui -TUd – e que comunicar é proceder a uma encenação. Para este trabalho pretende-se limitar a pesquisa a dois desses sujeitos comunicantes, respectivamente: TUi-TUd, encenados pelo sujeito interpretante no ato comunicativo. Pretende-se apresentar uma parte dessa pesquisa que tem por eixo as abordagens experencialista e corporificada, afirmando que a construção de sentido depende da interação de três
dimensões: cérebro, corpo em ação e interação organismo-ambiente. Tem-se a hipótese de que ao utilizar dos universais musicais no ato da interpretação TUi-TUd constroem-se esquemas imagéticos, por meio dos quais TUi-TUd experencia o mundo. Para tanto, baseia-se na Teoria da Integração Experencial (AUCHLIN, 2003) em que se integram dois espaços de entrada: o experencial sensório-motor e a elaboração linguística e o Modelo Semiótico de Brandt (2005), em que o espaço-base é discursivo, pois é construído a partir do “ato de dizer e aquilo que é dito”. Tentar-se-á integrar ambos os modelos para apresentar um modelo próprio de análise e confirmar a hipótese que rege  esse trabalho.

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Biografia do Autor

Emanuela Francisca Ferreira Silva, Instituto Federal do Sul de Minas

Emanuela Francisca Ferreira Silva, Instituto Federal do Sul de Minas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras – Língua Portuguesa e Linguística - da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Sul de Minas

Hugo Mari, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Hugo Mari, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas  Gerais.

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Publicado

2019-07-05

Como Citar

Silva, E. F. F. ., & Mari, H. . (2019). O ensino de língua portuguesa e os universais musicais: uma amostragem de prática interpretativa. Língu@ Nostr@, 3(1), 5 - 19. https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13274