Neurociência e educação

Autores

  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13287

Palavras-chave:

Neurociência, Educação

Resumo

Felipe Pegado é médico-psiquiatra, Pós-Doutor em Neurociências Cognitivas. Tem publicações em periódicos
de alto impacto como PNAS, Neuroimage, Journal of Experimental Psychology: General, Frontiers e Science. Atualmente morando na Bélgica, Pegado colabora com importantes pesquisadores da área de neurociências e
linguagem como: Stanislas Dehaene, José Morais, Laurent Cohen, Kimirhiro Nakamura, Régine Kolinsky, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Licenciado em Letras pela Universidade do Contestado. Mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Referências

DEHAENE, S. et al. How Learning to Read Changes the Cortical Networks for Vision and Language. Science 330, 1359; DOI: 10.1126/science.1194140, 2010.

DEHAENE, S; PEGADO, F; O impacto da aprendizagem da leitura sobre o cérebro. Rev. Pátio, ano XVI, n° 61 FEV/ABR de 2012.

PEGADO, F; COMERLATO, E; BUIATTIA, M; VENTURA, P; BRAGA, L; COHEN, L; VENTURA, P; DEHAENE-LAMBERTZA, G; KOLINSKYH, R; MORAISH, J;

DEHAENEA, S. Timing the impact of literacy on visual processing. PNAS Early Edition. Disponível em: www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.141 7347111.

PEGADO, F; NAKAMURA, N; HANNAGAN, T. How does literacy break mirror invariance in the visual system? Frontiers in Psychology. Volume 5, Article 703, July 2014.

A aula magna referida pelo pesquisador é possível visualizá-la, a partir do 55º minuto, no link AULA MAGNA DA UFRN 2015.1

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Guaresi, R. . (2019). Neurociência e educação. Língu@ Nostr@, 3(1), 155 - 161. https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13287