A neopedagogia da gramática: uma história de conquistas
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13325Palavras-chave:
Professor Francisco Dequi, Neopedagogia da Gramática, Modernização da Língua PortuguesaResumo
Francisco Dequi, professor de Língua Portuguesa e bacharel em Direito, é o mentor da Neopedagogia da Gramática, um novo caminho para o ensino de nossa Língua Portuguesa. Ao longo dos anos, ele criou e implementou o Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC) e a Faculdade de Tecnologia IPUC (FATIPUC), escreveu importantes obras didáticas, promoveu congressos, fundou um importante órgão de pesquisa, o Centro de Estudos Sintagramaticais (CES). Mas esse pesquisador não se aquieta e está sempre em busca do aprimoramento de suas obras e teses e, principalmente, de novos adeptos que o auxiliem a levar adiante a Neopedagogia da Gramática. Para isso, ele oferece curso de graduação em Letras e cursos de pós-graduação, sempre utilizando seu método de ensino. Agora, a primeira turma do Curso de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática está apta a utilizar essa nova forma de ensino, seja em sala de aula, em palestras, realizando alguma prova de conhecimento ou qualquer outra atividade que precise lidar com a
linguagem escrita ou oral. Assim, conhecer a Neopedagogia da Gramática é percorrer este caminho proposto por Dequi; é ser levado a perceber fatos gramaticais antes não notados; é fazer parte desta
história de conquistas. Para a constituição do artigo, além de serem efetuadas pequisas em obras e
arquivos pessoais de Francisco Dequi, realizaram-se entrevistas escritas com esse professor e com
os alunos da primeira turma do Curso de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática.
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Referências
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SITE DO CENTRO DE ESTUDOS SINTAGRAMATICAIS. Disponível em: <https://ces.ipuc.edu.br/>. Acesso em: 09 fev. 2012.
SITE DO INSTITUTO PRÓ-UNIVERSIDADE CANOENSE. Disponível em: <http://www.ipuc.com.br>. Acesso em: 09 fev. 2012.
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