Linguística aplicada: contribuições para o ensino da língua materna
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13330Palavras-chave:
Leitura, Gêneros textuais, Coesão e coerência, Letramento, Variação linguística, Gramática, Sequências didáticasResumo
Este artigo é uma revisão de literatura com objetivo de identificar as principais contribuições da Linguística Aplicada ao ensino da língua materna. Entre esses aspectos, cabe destacar: a) a importância da leitura em sala de aula; b) a abordagem da linguagem pelos gêneros textuais ou discursivos; c) a contribuição dos estudos sobre coesão e coerência na abordagem da tessitura do texto; d) a noção de alfabetização e letramento; e) a noção de variação linguística com suas implicações em sala de aula; f) a abordagem gramatical no contexto de sequências didáticas.
Downloads
Referências
ABREU, Antonio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática, 2002.
ANTONIO. Juliano Desiderato. O ensino de gramática na escola: uma nova embalagem para um antigo produto. Estudos Linguísticos XXXV, p. 1052-1061, 2006.
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo, SP: Parábola, 2005.
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
BAKHTIN, Mikhail. (1992). Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes.
BALDO, Alessandra. Gêneros discursivos ou tipologias textuais?. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 2, n. 2, março de 2004. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DEQUI, Francisco. Neopedagogia da Gramática: 18 teses surpreendentes. Canoas, RS: CES, 2005.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro].
Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
FIORIN, José Luiz; PLATÃO, Francisco Savioli. Para Entender o Texto – Leitura e Redação. 15ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
GASTALDO, E. E. Uma análise da influência de fatores sociolingüísticos e metodológicos na produção escrita de alunos do 1o ano do Ensino Médio. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica: Porto Alegre, 2000.
GRABE, W.; KAPLAN, R. Theory and Practice of Writing: An Applied Linguistics Perspective. USA: Longman, 1996.
GOODMAN, Kenneth. Reading: a psycholinguistic guessing game. In: SINGER, H. e RUDELL, R. (eds.) Theoretical models and processes of reading. Newark: International Reading Association, 1976.
GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha. As bases filosóficas da gramática normativa: uma abordagem histórica. Janus, lorena, ano 1, n. 1, 2º semestre de 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.