Linguística aplicada: contribuições para o ensino da língua materna

Autores

  • Tatieli da Gama FATIPUC de Canoas/RS
  • Vanessa Just Blanco FATIPUC de Canoas/RS
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13330

Palavras-chave:

Leitura, Gêneros textuais, Coesão e coerência, Letramento, Variação linguística, Gramática, Sequências didáticas

Resumo

Este artigo é uma revisão de literatura com objetivo de identificar as principais contribuições da Linguística Aplicada ao ensino da língua materna. Entre esses aspectos, cabe destacar: a) a importância da leitura em sala de aula; b) a abordagem da linguagem pelos gêneros textuais ou discursivos; c) a contribuição dos estudos sobre coesão e coerência na abordagem da tessitura do texto; d) a noção de alfabetização e letramento; e) a noção de variação linguística com suas implicações em sala de aula; f) a abordagem gramatical no contexto de sequências didáticas.

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Biografia do Autor

Tatieli da Gama, FATIPUC de Canoas/RS

Tatieli da Gama , FATIPUC de Canoas/RS

Acadêmica do Curso de Letras – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa – FATIPUC, de Canoas/RS. Estudante de licenciatura

Vanessa Just Blanco, FATIPUC de Canoas/RS

Vanessa Just Blanco, FATIPUC de Canoas/RS

Acadêmica do Curso de Letras – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa – FATIPUC, de Canoas/RS. Estudante de licenciatura

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Licenciado em Letras pela Universidade do Contestado. Mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

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Publicado

2013-07-01

Como Citar

da Gama, T. ., Blanco, V. J. ., & Guaresi, R. . (2013). Linguística aplicada: contribuições para o ensino da língua materna. Língu@ Nostr@, 1(1), 169 - 186. https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13330