A neopedagogia da gramática no ensino de redação
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13331Palavras-chave:
Redação, Neopedagogia da Gramática, Redação por Recomposição, Produção de textosResumo
O presente artigo traz um estudo sobre a Redação, com base nas obras do professor Francisco Dequi, mentor da Neopedagogia da Gramática, fazendo-se um pequeno comparativo entre o método tradicional de ensino e o método inovador proposto por este estudioso da questão. Normalmente, a Redação é apresentada de uma forma não muito didática, deixando-se este importante conteúdo um tanto desinteressante e até difícil de ser desenvolvido. O método que aqui se sugere é transformador, expõe de outra forma a maioria dos conteúdos estudados na Língua Portuguesa, dando um enfoque significativo à Gramática, o que é a forma mais segura para se escrever bem.
Downloads
Referências
BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
DEQUI, Francisco. Neopedagogia da gramática: 18 teses surpreendentes. Canoas: Centro de Estudos Sintagramáticais, IPUC, 2005.
______. Redação por Recomposição. 12. ed. Canoas: Centro de Estudos Sintagramáticais, IPUC, 2002.
HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MARTINS, Dileta Silveira; Zilberknop, Lúbia Scliar. Português instrumental. 24. ed. revista e ampliada. Porto alegre: Sagra Luzzatto, 2003.
SCARTON, Gilberto; SMITH, Marisa M. Manual de redação. Porto Alegre: PUCRS, FALE/GWEB/PROGRAD, [2002]. Disponível em: <http://www.pucrs.br/manualred/index.php>. Acesso em: 19 abr. 2012.
VILARINO, Sabrina. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/as-partes-redacao.htm. Acesso em: 30 mar. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.