O texto religioso sob a perspectiva da análise do discurso francesa: ênfase à constituição dos interlocutores

Autores

  • Gisele Martins dos Santos FATIPUC de Canoas/RS
  • Jessé Teixeira de Mattos FATIPUC de Canoas/RS
  • Raissa Contreiras de Souza FATIPUC de Canoas/RS
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13332

Palavras-chave:

Discurso religioso, Bakhtin, Interlocutores

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o discurso religioso sob a perspectiva dos conceitos propostos por Bakhtin. A ênfase da análise é para a identificação da constituição dos interlocutores envolvidos no fragmento de discurso religioso, a saber: Deus, o pastor e os fiéis. A análise da palestra do Sr. Pedro Gomes, evangelista da Igreja Assembleia de Deus de Canoas, apresenta as características prototípicas do discurso religioso em geral: A sedução e a persuasão, às vezes, se faz por meio do recurso da intimidação. A prototipicidade também foi observada na análise da constituição dos interlocutores: a) o interlocutor fiel é de natureza frágil e humilde, é visto como alguém com problemas emocionais, financeiros, familiares; b) o interlocutor pregador se coloca junto aos fieis, contudo, é corajoso por assumir o posto de articulador entre Deus e os fiéis; c) Deus é o todo poderoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Martins dos Santos, FATIPUC de Canoas/RS

Gisele Martins dos Santos, FATIPUC de Canoas/RS

Acadêmica do Curso de Letras – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa – FATIPUC, de Canoas/RS. Estudante de licenciatura

Jessé Teixeira de Mattos, FATIPUC de Canoas/RS

Jessé Teixeira de Mattos, FATIPUC de Canoas/RS

Acadêmico do Curso de Letras – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa – FATIPUC, de Canoas/RS. Estudante de licenciatura.

Raissa Contreiras de Souza, FATIPUC de Canoas/RS

Raissa Contreiras de Souza, FATIPUC de Canoas/RS

Acadêmica do Curso de Letras – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa – FATIPUC, de Canoas/RS. Estudante de licenciatura.

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Licenciado em Letras pela Universidade do Contestado. Mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de estado. Tradução de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

BAKHTIN, Mikael. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARROS, D. L. P. de. Reflexões sobre os estudos do texto e do discurso. Língua e Literatura, 22. São Paulo: 1996, 181-199.

BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: Unicamp, 1987.

MUSSALIN, F. BENTES, A. C. (org.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. Vol. 3. São Paulo: Cortez, 2001.

ORLANDI, E.P. ALinguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. Ed. Campinas: Pontes, 1987.

ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. Campinas: Cortez/Editora da Unicamp, 1988.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TUTECA, L. Tratado da argumentação – A nova retórica. Tradução de Maria E. Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SASSURE, Ferdinand. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 1995.

TORRESAN, J.L. A manipulação no discurso religioso. Dialogia, São Paulo, v. 6, p. 96 a 104, 2007.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

dos Santos, G. M. ., de Mattos, J. T. ., de Souza, R. C. ., & Guaresi, R. . (2013). O texto religioso sob a perspectiva da análise do discurso francesa: ênfase à constituição dos interlocutores. Língu@ Nostr@, 1(1), 204 - 214. https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13332