A quadrimorfia dos determinantes de nomes e verbos: um suporte para facilitar o trabalho de classificação das orações

Autores

  • Cíntia Haag Squeff FATIPUC - Canoas/RS
  • Arlinda Maria Caetano Fontes FATIPUC - Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13334

Palavras-chave:

Determinante, Determinado, Quadrimorfia, Palavra, Grupo nominal, Oração reduzida, Oração desenvolvida

Resumo

Este trabalho aborda a Tese 01 da Neopedagogia da Gramática defendida pelo professor Francisco Dequi, do Centro de Estudos Sintagramaticais (CES): “No plano linguístico, falar ou escrever é determinar nomes e verbos com termos em forma de palavra, grupo nominal, oração reduzida ou oração desenvolvida”. Faz-se um estudo a respeito das relações de determinância entre os termos da oração, voltando a atenção, de modo especial, para a forma como cada determinante dos nomes e verbos se apresenta. Apontam-se algumas alternativas metodológicas que auxiliam o professor de língua portuguesa no desenvolvimento dos conteúdos curriculares, procurando compreender a gramática para aprimorar a produção textual. Examina-se um novo caminho que pode levar o estudante ao domínio gramatical da Língua Portuguesa, adotando a sintaxe calcada nos binômios nome/verbo e determinante/determinado. O determinado é sempre monovocabular e o determinante é quadrimórfico: apresenta-se como palavra, grupo nominal, oração reduzida ou oração desenvolvida. Com esta reflexão, mostra-se que é possível simplificar o ensino da sintaxe gramatical, tornando-a mais amena, objetiva e útil. Desmistificam-se as dificuldades em torno da classificação das orações, tornando-se evidente a função desse conteúdo de ensino, conduzindo-se a aprendizagem à percepção das regras linguísticas naturais que propiciam a emissão e a recepção das mensagens da comunicação em nível formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlinda Maria Caetano Fontes, FATIPUC - Canoas/RS

Arlinda Maria Caetano Fontes, FATIPUC - Canoas/RS

Mestre em Comunicação/Semiótica, coordenadora e professora do Curso de Especialização em Neopedagogia da Gramática, da FATIPUC, Canoas/RS, orientadora do TCC

Referências

BLOG DA DELMA: Fábulas de Monteiro Lobato. Disponível em: <http://delmamoraes.blogspot.com/2010/03/fabulas-de-monteiro-lobato.html>. Acesso em: 31 jan. 2012.

DEQUI, Francisco. Carta Magna da Língua Portuguesa. Canoas: Ipuc / CES, 2006.

______. Neopedagogia da Gramática: 18 teses surpreendentes. Canoas: Ipuc / CES, 2005.

______. Redação por Recomposição. 12. ed. Canoas: Ipuc / CES, 2002.

______. Sintagramática. 7. ed. Canoas: Ipuc / CES, 2008.

______. Software Sintagramatical. Canoas: Ipuc / CES, 2011 (software). Disponível

em: <http://goo.gl/VRcLh> e <http://goo.gl/ImqZ3> (arquivo compactado). Acesso em: 29 mar. 2012.

FÁBULAS E NOTÍCIA: Educacional. Disponível em: <http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/881679/t1322.asp>. Acesso em: 24 jan. 2012.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Squeff, C. H. ., & Fontes, A. M. C. . (2013). A quadrimorfia dos determinantes de nomes e verbos: um suporte para facilitar o trabalho de classificação das orações. Língu@ Nostr@, 1(1), 233 - 257. https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13334