O ensino de língua portuguesa na educação básica: ensinar ou não gramática: entrevista com Sírio Possenti

Autores

  • Alceu Vanzing FATIPUC – de Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13338

Palavras-chave:

Ensino, Língua Portuguesa

Resumo

Sírio Possenti é doutor em Linguística e Livre docente pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp/Brasil; professor da gradua-ção e do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Lingua-gem, da Unicamp; líder do grupo de pesquisa Questões de teoria e de análise em análise do discurso (Unicamp/CNPq); pesquisador do grupo de pesquisa Projeto Integrado em Neu-rolinguística: elaboração de banco de dados e de protocolos de avaliação (Unicamp/CNPq); autor de vários artigos publicados em periódicos nacio-nais e internacionais; autor de vários capítulos de livros; autor e co-organizador de vários livros. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nas subáreas Teoria e Análise Linguística e Análise de Discurso. Temas de pesquisa: semântica global; discurso, sujeito e sentido; indícios de autoria; discurso e humor; mídia e memória discursiva; discurso político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alceu Vanzing, FATIPUC – de Canoas/RS

Alceu Vanzing, IPUC – FATIPUC – de Canoas/RS

Licenciado em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e suas respectivas literaturas pelo UNILASALLE, de Canoas/RS. Pós-graduado em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa pela UFRGS. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Tecnologia IPUC – FATIPUC –, de Canoas/RS

Referências

Texto disponível em

<http://www.estudosdalinguagem.org/seer/index.php/estudosdalinguagem/rt/bio/63/0> e acessado

em 29/12/2012. Imagem disponível em <http://www.cartacapital.com.br/carta-fundamental/lingua-que-bicho-e-esse/> e acessada em 29/12/2012.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Vanzing, A. . (2013). O ensino de língua portuguesa na educação básica: ensinar ou não gramática: entrevista com Sírio Possenti. Língu@ Nostr@, 1(1), 258 - 259. https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13338