Os Conhecimentos teóricos dos futuros professores sobre a avaliação das capacidades de leitura
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v11i2.13806Palavras-chave:
Avaliação. Leitura. Base Teórica. Estágio Supervisionado.Resumo
O ponto central deste estudo se volta para os conhecimentos teóricos quanto à avaliação da leitura, trazidos por futuros professores do curso de Letras/UFPI no estágio supervisionado. A questão geral é: Quais saberes docentes são trazidos pelos futuros professores de letras/português para a aula de leitura, no estágio supervisionado, no tocante à avaliação? Assim, tem-se como objetivo geral: Investigar os saberes teóricos sobre a avaliação da leitura, trazidos para sala de aula, pelos futuros professores do curso de Letras/UFPI, no momento da regência, no estágio supervisionado. São objetivos específicos: Identificar a base teórica que os futuros professores de Letras Português trazem sobre a avaliação da leitura e analisar os instrumentos e intervenções, indicados em questionário, sobre os saberes usados pelos futuros professores para a avaliação da leitura na sala de aula. O aporte teórico traz visões de autores como: Hoffmann (1993), Rabelo (1998), Sant’Anna (1999), Luckesi (2003) e Silva, Sousa e Sousa (2022) no que se refere à avaliação; e Kato (1999), Rojo (2004), Azevedo (2007), Kleiman (2008), Arena (2010), Silva (2011), Martins (2012), Lopes e Carvalho (2012), Pereira e Scliar-Cabral (2012) e Girotto (2013) no tocante às capacidades de leitura. Os dados desta investigação foram coletados em uma turma de Estágio Supervisionado III, do curso de Letras-Português, da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa desenvolvida é de campo, sendo qualitativa com vertente etnográfica em sala de aula. O resultado aponta que a avaliação não é tratada como reflexão, mas apenas como portadora de resultados.
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