Os Conhecimentos teóricos dos futuros professores sobre a avaliação das capacidades de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v11i2.13806

Palavras-chave:

Avaliação. Leitura. Base Teórica. Estágio Supervisionado.

Resumo

O ponto central deste estudo se volta para os conhecimentos teóricos quanto à avaliação da leitura, trazidos por futuros professores do curso de Letras/UFPI no estágio supervisionado. A questão geral é: Quais saberes docentes são trazidos pelos futuros professores de letras/português para a aula de leitura, no estágio supervisionado, no tocante à avaliação? Assim, tem-se como objetivo geral: Investigar os saberes teóricos sobre a avaliação da leitura, trazidos para sala de aula, pelos futuros professores do curso de Letras/UFPI, no momento da regência, no estágio supervisionado. São objetivos específicos: Identificar a base teórica que os futuros professores de Letras Português trazem sobre a avaliação da leitura e analisar os instrumentos e intervenções, indicados em questionário, sobre os saberes usados pelos futuros professores para a avaliação da leitura na sala de aula. O aporte teórico traz visões de autores como: Hoffmann (1993), Rabelo (1998), Sant’Anna (1999), Luckesi (2003) e Silva, Sousa e Sousa (2022) no que se refere à avaliação; e Kato (1999), Rojo (2004), Azevedo (2007), Kleiman (2008), Arena (2010), Silva (2011), Martins (2012), Lopes e Carvalho (2012), Pereira e Scliar-Cabral (2012) e Girotto (2013) no tocante às capacidades de leitura. Os dados desta investigação foram coletados em uma turma de Estágio Supervisionado III, do curso de Letras-Português, da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa desenvolvida é de campo, sendo qualitativa com vertente etnográfica em sala de aula. O resultado aponta que a avaliação não é tratada como reflexão, mas apenas como portadora de resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli. Etnografia da Prática Escolar. Campinas, SP, Papirus, 2011.

AZEVEDO, Cleomar. Ler e escrever: um direito de todos. Revista Moçambras: acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, São Paulo, ano 1, n. 2, 2007.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial. 2008.

GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2006, v. 22, n. 2 [Acessado 6 Julho 2022] , pp. 201-209. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010. Acesso: 09 de set 2023

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação: mito, desafio. Uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria & prática. 6 ed. Campinas, SP: Pontes, 1998.

KOCH, I. V., ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto – 2ª Ed., 1ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2007.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica/ Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2002.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

MOREIRA, Herivelto. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

OLIVEIRO, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ed. – 11. Ed. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

RABELO, Edmar H. Avaliação: novos tempos, novas práticas. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

ROJO, Roxane . Letramento e capacidades de leitura para a cidadania, LAEL/PUC-SP 2004. 8 p. Disponível em: https://www.academia.edu/1387699/Letramento_e_capacidades_de_leitura_para_a_cidadania Acesso em: 14 set.2020.

SANT’ANNA, Ilza M. Por que avaliar? Como avaliar? Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

Pires Conde, Érica. (2024). Os Conhecimentos teóricos dos futuros professores sobre a avaliação das capacidades de leitura. Língu@ Nostr@, 11(2), 17-31. https://doi.org/10.22481/lnostra.v11i2.13806

Edição

Seção

Artigos - Dossiê