INTERTEXTUALIDADE, MULTIMODALIDADE E CONTEXTO: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO LEITURA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

Autores

Palavras-chave:

Contexto, Intertexto, leitura, multimodalidade, texto

Resumo

O presente artigo inscreve-se na área de Linguística Textual e traz os conceitos de intertexto, contexto e multimodalidade. Neste sentido, fica o seguinte questionamento: de que maneira esses conceitos contribuem para uma proposta de leitura na perspectiva da linguística textual? Diante disso, elegemos como objetivo principal realizar um estudo sobre esses conceitos e promover uma aplicação de proposta de leitura a partir da capa de jornal “O Estado de Minas” publicada num suporte digital. Para alcançar os objetivos, optamos por uma leitura ampliada em que sejam mobilizados os recursos textuais para a análise, mediante uma revisão bibliográfica. A interpretação do material coletado, seguirá os conceitos de texto, intertexto e contexto de Beaugrande (1997), Cavalcante, Oliveira (2019), Elias, Cavalcante (2017) Koch, Elias (2016), Koch (2005)  e multimodalidade de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]). Pressupondo que a leitura é uma estratégia potente quando dialoga com as necessidades e urgências do processo de construção do conhecimento, ao abordar o texto de modo a considerar os conceitos supracitados, esperamos refletir o processo de leitura para além do textual, para a construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato de Oliveira, unifesp

Formou-se em Letras na Faculdade Guarulhos (2006). Leciona Língua Portuguesa na rede estadual de São Paulo há 16 anos. É mestre em Letras pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.

Referências

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. trad. Paulo Bezerra. São Paulo, 1979.

BEAUGRANDE, Robert de. (1997) New foundations for a science of text and dis-course: cognition, communication and freedom of access to knowledge and soci-ety. Norwood, New Jersey, Ablex Publishing Corporation.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília,

MEC/CONSED/UNDIME,2018.Disponívelem:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 12 dezem 2020.

_______. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: ensi-no médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2000.

_______. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: ensi-no médio +: Orientações Educacionais Complementares. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB,2002.

_______. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, v.1, 2006.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Revisitando o esta-tuto do texto. Revista do GELNE, v. 12, n. 2, p. 56-71, 2010.

ELIAS, Vanda Maria Da Silva. Hipertexto, leitura e sentido. Calidoscópio, v. 3, n. 1, p. 13-19, 2005.

FÁVERO, Leonor L.; KOCH, Ingedore Villaça. Introdução a Linguística Textual. 1994

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 1989.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, V. TRAVAGLIA, Luiz C. Texto e coerência, v. 4, 1992.

KOCH, Ingedore G. Villaça. 2) Linguagem e cognição: a construção e reconstrução de objetos-de-discurso. Veredas-revista de estudos linguísticos, v. 6, n. 1-, 2002.

KOCH, Ingedore. Villaça. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Miranda. Fala e escrita. Ler e escrever: estratégias de produção textual, v. 2, p. 29-73, 2015.

KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. O texto na linguística textual. O tex-to e seus conceitos. São Paulo: Parábola Editorial, p. 31, 2016.

KRESS; Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. 2 ed. London: Routledge, 2006.

KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. Tradução: Lúcia Helena França Fer-raz.São Paulo: Perspectiva, 1974.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. ampl. 2013.

ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica-a apro-priação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis) curso, v. 8, n. 3, p. 581-612, 2008.

ROJO, Roxane. Novos multiletramentos e protótipos de ensino: por um web-currículo. In:CORDEIRO, G. S.; BARROS, E. M. D.; GONÇALVES, A. V. (Orgs.) Letra-mentos, objetos e instrumentos de ensino: gêneros textuais, sequências e gestos didá-ticos. Campinas: Pontes, 2017, p. 189-216.

ROJO, Roxane. MOURA. Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.

SANTOS, E. P. DOS. A intertextualidade na construção argumentativa do artigo de opinião. Diálogo da Letras, v. 2, n. 1, p. 300-314, 13 mar. 2001.

SANTOS, Záira Bomfante; PIMENTA, Sônia Maria Oliveira. Da semiótica social à multi-modalidade: a orquestração de significados. Casa: Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 2, p. 295-324, 2014. (SANTOS; PIMENTA, 2014, p. 321).

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Nonato de Oliveira, R. (2024). INTERTEXTUALIDADE, MULTIMODALIDADE E CONTEXTO: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO LEITURA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL. Língu@ Nostr@, 11(1), 48-69. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/14115

Edição

Seção

Artigos - Dossiê