INTERTEXTUALIDADE, MULTIMODALIDADE E CONTEXTO: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO LEITURA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v11i1.14115Palavras-chave:
Contexto, Intertexto, leitura, multimodalidade, textoResumo
O presente artigo inscreve-se na área de Linguística Textual e traz os conceitos de intertexto, contexto e multimodalidade. Neste sentido, fica o seguinte questionamento: de que maneira esses conceitos contribuem para uma proposta de leitura na perspectiva da linguística textual? Diante disso, elegemos como objetivo principal realizar um estudo sobre esses conceitos e promover uma aplicação de proposta de leitura a partir da capa de jornal “O Estado de Minas” publicada num suporte digital. Para alcançar os objetivos, optamos por uma leitura ampliada em que sejam mobilizados os recursos textuais para a análise, mediante uma revisão bibliográfica. A interpretação do material coletado, seguirá os conceitos de texto, intertexto e contexto de Beaugrande (1997), Cavalcante, Oliveira (2019), Elias, Cavalcante (2017) Koch, Elias (2016), Koch (2005) e multimodalidade de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]). Pressupondo que a leitura é uma estratégia potente quando dialoga com as necessidades e urgências do processo de construção do conhecimento, ao abordar o texto de modo a considerar os conceitos supracitados, esperamos refletir o processo de leitura para além do textual, para a construção do conhecimento.
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