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Dossiê "Educação, Ciências e Extensão transformando vidas" e artigos de fluxo contínuo

2025-02-07

A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS apresenta edital para publicação de trabalhos inéditos para dossiê temático, assim como para a seção de artigos de fluxo contínuo. Neste número, além de abrirmos chamada para artigos de fluxo contínuo (temas interdisciplinares) chamamos à publicação no dossiê “Educação, Ciências e Extensão transformando vidas”.

Os eixos Ensino, Pesquisa e Extensão são pilares da Universidade e precisam ser indissociáveis nas instituições de ensino superior, uma vez que podem ser ferramentas poderosas na luta contra a exclusão e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida da população em geral. A articulação desses eixos para um resultado comum não é uma tarefa fácil, contudo, diante da iminente curricularização da extensão nos cursos de graduação brasileiros, estimular o diálogo entre diferentes experiências de extensão exitosas é importante.

Neste contexto, explorar diversas maneiras de inter-relação entre universidade e sociedade é uma oportunidade para a criação de caminhos que favoreçam o processo de curricularização da extensão e ações interdisciplinares são excelentes veículos, essenciais para a popularização da ciência e aproximação das comunidades científicas com a sociedade.

Diante deste cenário, a RBBA, ao propor o dossiê “Educação, Ciências e Extensão transformando vidas”, visa apresentar diferentes abordagens, divulgação e aplicações da educação, ciência de qualidade e estratégias de extensão para alavancar transformações sociais, culturais e políticas da sociedade e promover melhoria de vida para todos.

Esse dossiê provém do II Evento Integrado – Prociema (programa de Ensino em Ciências e Matemática), realizado de 15 a 18 de outubro de 2024, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista. O objetivo principal do evento foi fomentar a interdisciplinaridade, prestigiando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão entre áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, popularizando e divulgando a importância da ciência e educação como agentes transformadores de vidas e realidades.

Assim pensado, este Dossiê irá promover a discussão e divulgação qualificada, de forma mais abrangente, da ciência de maneira interdisciplinar sobre temas de relevância extrema para a sobrevivência dos seres humanos e das outras espécies com as quais dividimos o convívio no planeta e, de forma mais específica, a formação de professores, a pesquisa e a extensão em Ciências e Matemática.

Organizadoras do Dossiê: Luciana Aguilar Aleixo (UESB - Ciências Biológicas); Michele Martins Corrêa (UESB - Ciências Biológicas); Sandra Cristina Ramos (UESB - Física) e Maria Celeste Castro (UNEB - Matemática).

As normas de publicação estão disponíveis em:  http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions

O prazo para recepção de artigos para o dossiê está aberto até 20/04/2025.

Saiba mais sobre Dossiê "Educação, Ciências e Extensão transformando vidas" e artigos de fluxo contínuo

Edição Atual

v. 14 n. 2 (2024): Biotecnologias, Inteligência Artificial e Saúde: diálogos (bio)éticos num mundo em crise
Imagem construída por Inteligência Artificial, com montagem de Camilo Alves Mascarenhas de Almeida e Clauber Teixeira da Silva.

Imagem construída por Inteligência Artificial, com montagem de Camilo Alves Mascarenhas de Almeida e Clauber Teixeira da Silva.

Publicado: 2024-12-12

Ensaio

Dossiê Temático

Artigos de Fluxo Contínuo

  • Concepções sobre ciência em professores de Biologia. Um estudo no contexto do ensino médio - Argentina

    Sofia Sol Martin, Maria Basilisa García Bachi
    167-185
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14516
  • A construção da Educação Antirracista em uma perspectiva garantista

    Karollayne Nunes dos Santos Freitas
    186-196
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15458
  • Negacionismo, revisionismo e História Pública: Brasil entre armas e livros sob uma perspectiva crítica

    Cristiano Lima Ferraz, Joao Henrique Rocha da Silva, Emanuelle da Silva Freitas
    197-217
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15280
  • Concentração da estrutura fundiária e conflitos por terra em municípios baianos cortados pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) Não possui

    Suzane Tosta Souza, Jânio Roberto Diniz dos Santos, Tiê de Almeida Santos
    218-238
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15041
  • Políticas sociais e fundo público na conjuntura atual: algumas reflexões para o Serviço Social

    José Carlos do Amaral Júnior
    239-254
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15092
  • Desenvolvimento Sustentável: em busca de um conceito

    Murilo Luiz Gentil de Oliveira, Bruna Guimarães Gentil
    255-268
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15145
  • Ferramentas digitais em saúde mental: uma alternativa para o controle da ansiedade

    Jairo David Giron Ibarra, Ninfa Rosa Mejía Florez, Eduin Fabian Ramos Bolaños
    269-277
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.14960
  • As investigações e os experimentos históricos que levaram à determinação da velocidade da luz: parte 1 Parte 1

    Carlos Takiya, Luan Santos Lemos
    278-303
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15117

Resenhas

  • 1983: transição, democracia e incerteza

    Cristian Di Renzo
    304-309
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.14977

Entrevista

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Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as Ciências - Diálogo entre las Ciencias

Publicação eletrônica de carácter binacional, com periodicidade semestral, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina). A RBBA é um produto do projeto Multidisciplinaridade na Educação do Programa Binacional dos Centros Associados de Pós-Graduação Brasil/Argentina (CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / SPU - Secretaria de Politicas Universitárias).