Notícias

Chamada para publicação de trabalhos RBBA

2024-07-17
Chamada para publicação de trabalhos RBBA / Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA / Call for publication of RBBA works
 2024-05-07

A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS apresenta edital para publicação de trabalhos inéditos para o dossiê temático, assim como para a seção de artigos de fluxo contínuo.

Em 2024 completam-se 6 anos da publicação do volume 7, número 2 da RBBA, cujo dossiê fora intitulado “Bioética, Meio Ambiente e Direitos Humanos”, que foi coordenado por María Eugenia Chartier e Alejandro Raúl Trombert (UNL, Argentina) e Bruno Ferreira dois Santos e Ana Cristina Santos Duarte (UESB, Brasil).
Nestes poucos anos desde a referida edição, ocorreram fenômenos inéditos como a pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, que teve consequências não só para a saúde - fundamentalmente saúde pública - mas também gerou profundas consequências sociais, econômicas e ambientais, colocando no palco público uma série de conflitos (bio)éticos, alguns novos que ainda precisam ser explorados e compreendidos e outros nem tanto; e ao mesmo tempo expôs velhos problemas relacionados com as desigualdades sociais, a pobreza e a falta de acesso aos serviços de saúde que afectam milhões de pessoas em diferentes regiões do planeta, incluindo a América Latina e o Caríbe. Cabe registro também o recrudescimento de conflitos de guerra em diferentes partes do mundo (Ucrânia e Rússia; Israel e Palestina, para citar apenas dois exemplos). Junto, deu-se um crescimento das desigualdades e uma crescente política de direita a nível regional e global.
O acelerado desenvolvimento científico e tecnológico no campo das biotecnologias nas últimas décadas, aliado a uma nova primavera de inteligência artificial, exige colocar novamente os problemas dos interesses da ciência, da tecnologia e da sociedade no centro da discussão bioética, o que não deveria prevalecer sobre os dos seres humanos.

Entendendo que as atuais condições de vida exigem formas de reflexão inovadoras, ousadas e aguçadas que nos convidam a olhar, construir conhecimento e gerar propostas alternativas sobre diferentes temas como educação, saúde, meio-ambiente, desenvolvimento científico-tecnológico, a RBBA propõe o dossiê “Biotecnologias, Inteligência Artificial e Saúde: diálogos (bio)éticos num mundo em crise". O dossiê buscará proporcionar diferentes reflexões sobre as relações entre o desenvolvimento científico-tecnológico nessas áreas e suas implicações sociais, culturais, político-econômicas, educacionais, éticas e bioéticas.

Organizadores: Profa. María Eugenia Chartier (UNL, Argentina) Prof. Alejandro Raúl Trombert (UNL, Argentina) e Prof. Murilo Mariano Vilaça (Fiocruz/ENSP, Brasil).

As normas de publicação estão disponíveis em:  http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions

O prazo para submissão de artigos para o dossiê está aberto a paritr desta publicação até 30/10/2024.

Saiba mais sobre Chamada para publicação de trabalhos RBBA

Edição Atual

v. 13 n. 01 (2024): Memória, História, Cultura e Educação em contextos ditatoriais e autoritários
					Visualizar v. 13 n. 01 (2024): Memória, História, Cultura e Educação em contextos ditatoriais e autoritários

Capa: Foto do monumento Tortura Nunca Mais (Recife, Pernambuco, Brasil)

Fotógrafo: Márcio Cabral de Moura

Tomada em 1 de outubro de 2010. 

Organizadores do dossiê:

Profa. Dra Lívia Diana Rocha Magalhães (UESB)

Profa. Dra Gilneide Padre (IFBA)

Prof. Dr Esteban Kaipl (UNL)

Publicado: 2024-06-16

Ensaio

  • Trabalho procriativo: da sobrevivência humana à acumulação de capital

    Adenaide Amorim Lima, Lisiane da Silva Zuchetto
    6-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14477

Dossiê Temático

Artigos de Fluxo Contínuo

Ver Todas as Edições

Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as Ciências - Diálogo entre las Ciencias

Publicação eletrônica de carácter binacional, com periodicidade semestral, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina). A RBBA é um produto do projeto Multidisciplinaridade na Educação do Programa Binacional dos Centros Associados de Pós-Graduação Brasil/Argentina (CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / SPU - Secretaria de Politicas Universitárias).