Notícias

Chamada para publicação de trabalhos RBBA / Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA

2024-03-05

A Revista Binacional Brasil-Argentina: diálogo entre as ciências (RBBA) realiza chamada de artigos para o dossiê temático “Memória, História, Cultura e Educação em contextos ditatoriais e autoritários”.

Espera-se contribuições de várias áreas do conhecimento que versem sobre:

  1. Políticas Educacionais, Universidade e Escola;
  2. Trajetórias e memórias de militantes políticos, professores e estudantes;
  3. Movimentos políticos no campo da educação e da cultura;
  4. Presos, mortos e desaparecidos políticos;
  5. Redemocratização, Anistia e políticas de memória;
  6. Redes tecnológicas, negacionismo e revisionismo das ditaduras no tempo presente.

Organizadores:

Profa. Dra. Lívia Diana Rocha de Magalhães (UESB, Brasil)

Profa. Dra. Gilneide Padre (IFBA, Brasil)

Prof. Dr. Esteban Kailpl (UNL, Argentina)

As normas para publicação estão disponíveis em:  http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions
Os textos devem ser submetidos diretamente para o endereço eletrônico da revista.

A Revista continua recebendo artigos de fluxo contínuo.

Prazo para submissão: até 30 de abril de 2024.
Período de publicação: junho de 2024.

Saiba mais sobre Chamada para publicação de trabalhos RBBA / Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA

Edição Atual

v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional
					Visualizar v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional
Publicado: 2023-12-10

Ensaio

  • LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO

    Ana Paula Perovano, Rubia Barcelos Amaral
    16-32
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13768
  • GERENCIA DE ALTA VIBRACIÓN COMO TEORÍA EMERGENTE DESDE LA ESENCIA COMUNICATIVA EN INSTITUCIONES UNIVERSITARIAS

    Olga Claret Alvarez Calles
    33-51
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13734

Dossiê Temático

  • CONECTANDO ARTE Y MATEMÁTICA: MOSAICOS CON GEOGEBRA

    Alberto Rodríguez Fernández, Gonzalo Castiñeira Vaeiga, Julio Rodríguez Taboada, Teresa F. Blanco
    52-71
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13839
  • INTEGRANDO DE FORMA DIALOGICO-PROBLEMATIZADORA AS ARTES NO STEAM

    Edgardo Gustavo Fernández, Fábio da Purificação de Bastos, Ilse Abegg, José André Peres Angotti, Márcio Penna Corte Real, Wagner Duarte José
    72-87
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13733
  • EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: DESAFIOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA IDOSA

    Elinalda da Silva Moreira, Elielson Ribeiro de Sales
    88-102
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13845
  • TRATAMIENTO DEL AFECTO A LAS MATEMÁTICAS A TRAVÉS DE UN ESCAPE ROOM EN 6º DE ED. PRIMARIA

    Pedro de la Torre Riveiro, María Salgado
    103-119
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13844
  • DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA

    Carlos Takiya, Luan Santos Lemos
    120-145
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13051
  • EXPLICANDO QUÍMICA EN LA UNIVERSIDAD: ANÁLISIS DEL DISCURSO DE UN DOCENTE DE PRIMER AÑO

    María Belén Manfredi, María Gabriela Lorenzo
    146-158
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13871
  • LA ALIMENTACIÓN HUMANA: ESTRATEGIAS PARA UN ABORDAJE INTERDISCIPLINARIO EN LAS INSTITUCIONES EDUCATIVAS

    Silvina Reyes Gagneten, Wolf Irma Verónica
    159-171
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13213

Artigos de Fluxo Contínuo

  • CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS

    Juliana Berg, Carla Luciane Blum, Cristina Costa-Lobo
    172-189
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13362
  • METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PESQUISA SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NO BRASIL

    Ricardo Suzuki, Carlos Ernani Fries
    190-204
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.12685
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA POVOS ORIGINÁRIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS AVANÇOS E DESAFIOS PÓS CONSTITUIÇÃO

    Karollayne Nunes dos Santos Freitas
    205-223
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.12897
  • HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL E DIRIGISMO: A MODERNIDADE TARDIA AS PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS

    Diego Emerson Silva Costa, Andreza Santana Castro
    224-239
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13060
  • O DIALOGISMO E A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO NO DISCURSO TEOLÓGICO ANTINÔMICO DOS CONTOS “VICENTE” E “O SENHOR”

    Ane do Nascimento Parente Morhy Terrazas, Marco Antônio da Costa Camelo, Núbia Régia de Almeida
    240-258
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13549
  • CINEMA E MÚSICA NA TRAJETÓRIA DE WALDICK SORIANO: OS FILMES PAIXÃO DE UM HOMEM (1972) E O PODEROSO GARANHÃO (1973)

    Jairo Carvalho do Nascimento
    259-290
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13910

Resenhas

  • A GUERRA FRIA E SEUS AGENTES

    Manoel Reinaldo Rego
    291-296
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13600
Ver Todas as Edições

Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as Ciências - Diálogo entre las Ciencias

Publicação eletrônica de carácter binacional, com periodicidade semestral, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina). A RBBA é um produto do projeto Multidisciplinaridade na Educação do Programa Binacional dos Centros Associados de Pós-Graduação Brasil/Argentina (CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / SPU - Secretaria de Politicas Universitárias).