A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual

Autores

  • Lívia Freitas Fonseca Borges
  • Francisco Thiago Silva

Palavras-chave:

Reforma, Currículo, Ensino Médio Profissional

Resumo

O que aqui denominamos a reforma da caneta é o resultado do poder discricionário das autoridades que se revezam na esfera pública e o exercem com a força dos cargos que ocupam cujas ações unilaterais são eivadas de alienação dos sujeitos reais da cena educacional. Insere-se neste contexto a reforma do ensino médio profissional no Brasil atual, produzida por Medida Provisória, ao tornar facultativa a oferta de disciplinas constituídas de fundamentos teóricos e práticos relevantes para a formação humana, além de permitir a atuação de leigos, o notório saber, no lugar do profissional do magistério, formado na e para a docência representa um retrocesso sem precedentes em nossa infante democracia, a atual política educacional brasileira atesta o seu total desprezo à carreira docente e afirma uma política de empobrecimento curricular na formação da juventude e da classe trabalhadora que logram cursar o ensino médio por ela proposto. Assumir o seu papel neste contexto formativo ainda é um grande desafio para a universidade brasileira. O ensino médio que queremos não pode derivar de tal reforma que caminha na contramão da desejada educação pública democrática e de qualidade. É preciso reabrir o debate, valorizar o acúmulo da ciência brasileira a respeito da matéria e, sobretudo, ouvir as vozes silenciadas no cenário educativo, seus reais protagonistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.

______. A política de conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2011.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico–classe, código e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

______. Clases, códigos y control: hacia una teoría de las transmisiones educativas. Madri: Akal, 1977.

______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n. 5/2011: estabelece novas diretrizes curriculares especificamente para o ensino médio. Brasília, DF, 2011.

______. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.

BURITY, Joanildo e MACHADO, Maria das Dores Campos (Org.). Evangélicos, política e eleições. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2006.

FREITAS, Luiz Carlos de. Conseguiremos escapar ao neo-tecnicismo? In: Coletânea CBE, Escola Básica. Campinas: Papirus, 1992

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

______. “Escola sem partido”: imposição da mordaça aos educadores. Disponível em: <http://cpers.com.br/escola-sem-partido-imposicao-da-mordaca-aos-educadores>. Acesso em: 31/03/2017

LOPES, Alice R. C. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2008.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 8-22, 2008.

MOEHLECKE, Sabrina. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 39-233, jan./abr. 2012.

NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1974.

SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática.3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: História e Teoria. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2012a.

______. Educação e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012b.

______. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Educação, trabalho e currículo na era do pós-trabalho e da pós-política. In: FERRETI, Celso João; Júnior, João dos Reis Silva Júnior; OLIVEIRA, Maria Rita N. Sales. Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Profissão Docente: Novos Sentidos, Novas Perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2012.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

Fonseca Borges, L. F., & Silva, F. T. (2020). A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 5(1 e 2), 87-100. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1489

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo