A escola como espaço social de memórias: o campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva do IFMT nas representações de seus servidores
Palavras-chave:
Memória social, Representações sociais, IFMTResumo
Este estudo analisa as memórias e representações sociais construídas por servidores docentes e técnico-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva ao longo de sua história institucional. Possui abordagem qualitativa e os pressupostos teóricos sobre os quais a pesquisa se assenta estão centrados em um diálogo entre os estudos da Memória Social numa perspectiva psicossocial e daqueles da Teoria das Representações Sociais. Os resultados revelaram que a memória socialmente construída acerca da instituição tende nitidamente para o polo positivo de avaliação e as representações que consubstanciam essa memória têm relação com a qualidade da educação ali ofertada. Foi também possível evidenciar diferenças entre as representações construídas pelos servidores no sentido de que os docentes privilegiam em suas memórias o aspecto organizacional enquanto que os técnico-administrativos o aspecto relacional.
Downloads
Referências
ABRIC, J. C. Les représentations sociales: aspects théoriques. In: ABRIC, J-C (Ed.) Pratiques sociales et representations. Paris, Presses Universitaires de France, 1994. p.11-36.
______. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representações sociais. Goiânia: AB, 1998, p. 27-38.
______. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001, p. 151-171.
______. A abordagem estrutural das representações sociais: desenvolvimentos recentes. In: CAMPOS, P. H. F.; LOUREIRO, M. C. da S. (Org.). Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: Ed. da UCG, 2003a. p. 37-57.
______. La recherche du noyau central et de la zone muette des représentations sociales. In: J. C. Abric (Org.). Méthodes d'étude des représentations sociales. Saint-Agne: ÉRÈS, 2003b. p. 59-80.
______. central system, peripheral system: their functions and roles in the dynamic of social representations. In: Papers on Social Representations, 2, 1993. p. 75-78. Disponível em: Acesso em : 15 fev. 2007.
BARTLETT, F.C. Remembering: a study in experimental and social psychology. Cambridge University Press, 1995.
BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes. 1985.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] república Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1, p. 1-3. Disponível em: <http://portal.in.gov.br> Acesso em: 11 jan.2010.
CRUDO, M. A. Os aprendizes do arsenal de guerra de Mato Grosso: trabalho infantil e educação (1842-1899). 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 1999.
FENTRESS, J.; WICKHAM, C. Memória social. Lisboa: Teorema. 1992.
HALBWACHS, M. Les cadres sociaux de la mémoire. Paris: Albin Michel. 1994.
______. A memória coletiva. São Paulo: Centauro. 2004. 197 p.
JEDLOWSKI, P. La sociologia y la memória colectiva. In: ROSA, A.; BELLELLI, G.; BAKHURST, D. (Org.). Memoria colectiva e identidad nacional. Madrid: Biblioteca Nueva. 2000. p.123-134.
______. Memory and sociology: themes and issues. Time & Society, 10 (1) 2001. p. 29-44
.______. Memória e mídia: uma perspectiva sociológica. In: SÁ, C. P. (Org.). Imaginário e representações sociais. Rio de Janeiro: Museu da República. 2005. p.87-98.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978, 291 p
______. Representações sociais: investigação em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. 404 p.
SÁ, C. P. de. As memórias da memória social. In: SÁ, C. P. (Org.). Imaginário e representações sociais. Rio de Janeiro: Museu da República. 2005. p.63-86.
______. Sobre o campo de estudo da memória social: uma perspectiva psicossocial. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n.2, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em: 11 out. 2009.