A escola como espaço social de memórias: o campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva do IFMT nas representações de seus servidores

Autores

  • Iraneide de Albuquerque Silva

Palavras-chave:

Memória social, Representações sociais, IFMT

Resumo

Este estudo analisa as memórias e representações sociais construídas por servidores docentes e técnico-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva ao longo de sua história institucional. Possui abordagem qualitativa e os pressupostos teóricos sobre os quais a pesquisa se assenta estão centrados em um diálogo entre os estudos da Memória Social numa perspectiva psicossocial e daqueles da Teoria das Representações Sociais. Os resultados revelaram que a memória socialmente construída acerca da instituição tende nitidamente para o polo positivo de avaliação e as representações que consubstanciam essa memória têm relação com a qualidade da educação ali ofertada. Foi também possível evidenciar diferenças entre as representações construídas pelos servidores no sentido de que os docentes privilegiam em suas memórias o aspecto organizacional enquanto que os técnico-administrativos o aspecto relacional.

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Publicado

2020-11-13

Como Citar

Silva, I. de A. (2020). A escola como espaço social de memórias: o campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva do IFMT nas representações de seus servidores. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 5(1 e 2), 121-139. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1491

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo