A educação que nos convém: a reformulação do ensino e o golpe na educação durante a ditadura civil-militar

Autores

  • Daniela Moura Rocha de Souza

Palavras-chave:

Reformas educacionais, Ensino secundário/Ensino de 2º grau, IPES, Ditadura civil-militar

Resumo

No Brasil, o complexo IPES/IBAD/ESG, sustentou ideologicamente o regime civil-ditatorial, bem como os diversos setores do sistema econômico, cultural, social e político financiado por corporações nacionais e internacionais dentre elas mais de duzentas corporações estadunidenses. Os empresários brasileiros em parceria dos EUA contavam inclusive com a sua colaboração financeira no planejamento e execução orçamentária da educação que implementou uma política educacional que se tornou expressão de reordenação de controle social e político, focando sua atenção, sobretudo, no ensino de 2º grau e superior por conta da preocupação com a mão de obra qualificada que atendesse as demandas industriais e da administração aos moldes empresariais. Assim, no clímax do regime civil-militar, o Estado concebeu e empreendeu a reforma do Ensino Superior por meio da Lei nº 5.540/68 e, posteriormente, a do Ensino de 1º e 2º graus pela Lei de nº 5.692/71. O ponto de estrangulamento do sistema educacional era o acesso à universidade, o que proporcionou que a questão referente ao denominado 2º grau, fosse dotado de importância tal qual o ensino superior. O ensino de 2º grau sofreu inúmeras críticas sendo responsabilizado como fator contribuinte para a imobilidade social e um entrave para as novas demandas de desenvolvimento, seguindo o modelo empresarial, de legitimação do Estado tecnocrático sem a finalidade de desenvolver o conhecimento humanístico para a produção acadêmica, científica e cultural e sim, à burocracia de mercado pautada no rendimento, eficiência, meritocracia e produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORDIGNON, Talita Francieli. As ações do Estado brasileiro para o Desenvolvimento do Ensino Técnico Industrial no Brasil (1946-1971). 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas: UNICAMP, 2012.

BRISO NETO, Joaquim Luiz Pereira. O conservadorismo em construção: o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais – IPES e as reformas financeiras da Ditadura Militar (1961-1966).187f. Dissertação. (Mestrado em Desenvolvimento Econômico) -Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, Campinas, 2008.

CASTANHO, Sérgio Eduardo Montes. Política Cultural: reflexão sobre a separação entre educação e cultura no Brasil. 312f.Dissertação. (Mestrado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, Campinas, 1987.

CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr de. O Golpe na Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

DREIFUSS, René Armand. 1964: A conquista do Estado - Ação política, poder e golpe de classe. 5. Ed. Petrópolis, Vozes, 1981.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Da universidade modernizada à universidade disciplinada: Atcon e Meira Mattos. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1991. (Coleção educação contemporânea).

GERMANO, José Willington. Estado Militar e Educação no Brasil (1964-1985). 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas -SP: Autores Associados, 2008.

SOUZA, Maria Inês Salgado. Os empresários e a educação: o IPES e a política educacional após 1964. Petrópolis: Vozes, 1981.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

Rocha de Souza, D. M. (2020). A educação que nos convém: a reformulação do ensino e o golpe na educação durante a ditadura civil-militar. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 5(1 e 2), 247-262. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1503

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo