Projeto de extensão Fios de Rebeca: desafios para a promoção de uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.12572Palavras-chave:
Discriminação, Identidade, Oficinas, Preconceito é-tnico-racial, RacismoResumo
O presente texto é fruto das ações extensionistas desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão Fios de Rebeca, que teve como objetivo propiciar à docentes e discentes da rede pública de ensino de Jequié/BA, o debate sobre a educação para as relações étnico-raciais e colaborar para a implementação da lei 10.639/2003. A estratégia metodológica adotada para o desenvolvimento das atividades foram as oficinas, pois, de acordo com Candau e Zenaide (1999), elas permitem um movimento que toma como ponto de partida os conhecimentos prévios dos participantes para ir construindo, desconstruindo e reconstruindo saberes. As ações foram desenvolvidas entre out/2018 e dez/2019, a partir de parcerias com escolas públicas do município de Jequié e uma do distrito de Ilha Formosa, município de Cravolândia, totalizando atingindo um total de 350 pessoas, entre discentes (das escolas, graduação e pós-graduação) e docentes (das escolas e da UESB). Dessa forma, concluímos que as ações do projeto atingiram aos objetivos propostos, uma vez que tivemos acaloradas discussões sobre a temática central do projeto, positivando a identidade negra e promovendo a reconexão com ancestralidades invisibilizadas, o que certamente contribui para a construção de uma cultura de paz, na qual as diferenças e a diversidade étnio-racial acabam sendo lidas como elementos potencializadores da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Extensão & Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.