Projeto de extensão Fios de Rebeca: desafios para a promoção de uma educação antirracista

Autores

  • Silvano da Conceição
  • Nágila de Andrade Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.12572

Palavras-chave:

Discriminação, Identidade, Oficinas, Preconceito é-tnico-racial, Racismo

Resumo

O presente texto é fruto das ações extensionistas desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão Fios de Rebeca, que teve como objetivo propiciar à docentes e discentes da rede pública de ensino de Jequié/BA, o debate sobre a educação para as relações étnico-raciais e colaborar para a implementação da lei 10.639/2003. A estratégia metodológica adotada para o desenvolvimento das atividades foram as oficinas, pois, de acordo com Candau e Zenaide (1999), elas permitem um movimento que toma como ponto de partida os conhecimentos prévios dos participantes para ir construindo, desconstruindo e reconstruindo saberes. As ações foram desenvolvidas entre out/2018 e dez/2019, a partir de parcerias com escolas públicas do município de Jequié e uma do distrito de Ilha Formosa, município de Cravolândia, totalizando atingindo um total de 350 pessoas, entre discentes (das escolas, graduação e pós-graduação) e docentes (das escolas e da UESB). Dessa forma, concluímos que as ações do projeto atingiram aos objetivos propostos, uma vez que tivemos acaloradas discussões sobre a temática central do projeto, positivando a identidade negra e promovendo a reconexão com ancestralidades invisibilizadas, o que certamente contribui para a construção de uma cultura de paz, na qual as diferenças e a diversidade étnio-racial acabam sendo lidas como elementos potencializadores da sociedade.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

da Conceição, S., & de Andrade Santos, N. . (2023). Projeto de extensão Fios de Rebeca: desafios para a promoção de uma educação antirracista. Revista Extensão & Cidadania, 11(19), 202-214. https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.12572

Edição

Seção

Relatos de Experiência