Comunicação interpretativa pelo edifício do CEFET/RJ UNED Petrópolis: percursos de formação profissional na extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.12791

Palavras-chave:

Currículo. Extensão. Mediação. Patrimônio Cultural

Resumo

Este artigo aborda o exercício da comunicação interpretativa no projeto de extensão “Cefet/RJ campus Petrópolis: histórias de um prédio público por excelência”. Articulando ensino e pesquisa, as ações extensionistas se desdobram em diferentes recursos, principalmente as visitas mediadas, tendo como força motriz o patrimônio edificado onde se encontra a unidade de ensino de Petrópolis do Cefet/RJ, e como mediadores os estudantes do Bacharelado em Turismo. A experiência se demonstrou terreno fértil para a construção de diálogos com a comunidade, para a formação profissional de turismólogo e para o conhecimento dessa edificação, expressivo elemento do entorno do conjunto urbano-paisagístico tombado em 1982, cuja função pública se reafirma pela instituição de ensino que ele abriga, desde 2008. O campo do Turismo, orientado pela interpretação do Patrimônio, em construir significados, não apenas informar, embasa a metodologia e resultados do projeto, destacando a contribuição para a curricularização da extensão. Apresentamos também como desdobramos as ações durante a pandemia, a partir de pesquisa realizada em 2018, para nova etapa de desenvolvimento da comunicação interpretativa proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Ferreira de Souza Lima, Cefet/RJ

Patrícia Ferreira de Souza Lima, professora de História do Cefet/RJ unidade de ensino de Petrópolis, colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (CAp Uerj) desde 2014. Doutora em História Social pela UFRJ (2006). Petropolitana, pesquisa a história de Petrópolis desde o TCC em História pela UFF em 1997, associada do Instituto Histórico de Petrópolis desde 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Vargas Almendra, L., & Ferreira de Souza Lima, P. (2023). Comunicação interpretativa pelo edifício do CEFET/RJ UNED Petrópolis: percursos de formação profissional na extensão. Revista Extensão & Cidadania, 11(20), 38-57. https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.12791