Comunicação interpretativa pelo edifício do CEFET/RJ UNED Petrópolis: percursos de formação profissional na extensão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.12791

Keywords:

Curriculum. Extension. Mediation. Cultural heritage.

Abstract

Este artigo aborda o exercício da comunicação interpretativa no projeto de extensão “Cefet/RJ campus Petrópolis: histórias de um prédio público por excelência”. Articulando ensino e pesquisa, as ações extensionistas se desdobram em diferentes recursos, principalmente as visitas mediadas, tendo como força motriz o patrimônio edificado onde se encontra a unidade de ensino de Petrópolis do Cefet/RJ, e como mediadores os estudantes do Bacharelado em Turismo. A experiência se demonstrou terreno fértil para a construção de diálogos com a comunidade, para a formação profissional de turismólogo e para o conhecimento dessa edificação, expressivo elemento do entorno do conjunto urbano-paisagístico tombado em 1982, cuja função pública se reafirma pela instituição de ensino que ele abriga, desde 2008. O campo do Turismo, orientado pela interpretação do Patrimônio, em construir significados, não apenas informar, embasa a metodologia e resultados do projeto, destacando a contribuição para a curricularização da extensão. Apresentamos também como desdobramos as ações durante a pandemia, a partir de pesquisa realizada em 2018, para nova etapa de desenvolvimento da comunicação interpretativa proposta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patrícia Ferreira de Souza Lima, Cefet/RJ

Patrícia Ferreira de Souza Lima, history teacher at Cefet/RJ teaching unit in Petrópolis, collaborator of the Graduate Program in Basic Education Teaching (CAp Uerj) since 2014. PhD in Social History from UFRJ (2006). Petropolitana, researches the history of Petrópolis since the TCC in History by UFF in 1997, associated with the Historical Institute of Petrópolis since 2007.

Published

2023-12-11

How to Cite

Vargas Almendra, L., & Ferreira de Souza Lima, P. (2023). Comunicação interpretativa pelo edifício do CEFET/RJ UNED Petrópolis: percursos de formação profissional na extensão. Revista Extensão & Cidadania, 11(20), 38-57. https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.12791