Comunicação interpretativa pelo edifício do CEFET/RJ UNED Petrópolis: percursos de formação profissional na extensão
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.12791Palavras-chave:
Currículo. Extensão. Mediação. Patrimônio CulturalResumo
Este artigo aborda o exercício da comunicação interpretativa no projeto de extensão “Cefet/RJ campus Petrópolis: histórias de um prédio público por excelência”. Articulando ensino e pesquisa, as ações extensionistas se desdobram em diferentes recursos, principalmente as visitas mediadas, tendo como força motriz o patrimônio edificado onde se encontra a unidade de ensino de Petrópolis do Cefet/RJ, e como mediadores os estudantes do Bacharelado em Turismo. A experiência se demonstrou terreno fértil para a construção de diálogos com a comunidade, para a formação profissional de turismólogo e para o conhecimento dessa edificação, expressivo elemento do entorno do conjunto urbano-paisagístico tombado em 1982, cuja função pública se reafirma pela instituição de ensino que ele abriga, desde 2008. O campo do Turismo, orientado pela interpretação do Patrimônio, em construir significados, não apenas informar, embasa a metodologia e resultados do projeto, destacando a contribuição para a curricularização da extensão. Apresentamos também como desdobramos as ações durante a pandemia, a partir de pesquisa realizada em 2018, para nova etapa de desenvolvimento da comunicação interpretativa proposta.
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