A contribuição de eventos técnicos no processo de ensino-aprendizagem em cursos de Engenharia Civil
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15391Palavras-chave:
Atividade de extensão, Ensino superior, Processo de ensino-aprendizagem, Formação acadêmica e profissional, Curricularização da extensãoResumo
Os cursos de ensino superior têm ênfase em preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Neste contexto, a participação dos estudantes em eventos técnicos pode ser uma valiosa ferramenta para complementar o aprendizado teórico. A participação em congressos, seminários, workshops e palestras permite a interação com colegas, pesquisadores e profissionais, promovendo o desenvolvimento pessoal e ampliação de conhecimentos. Embora não sejam obrigatórios, esses eventos ajudam os estudantes a se atualizarem sobre novas tecnologias e a expandirem sua rede de contatos profissionais, tornando-se mais competitivos para o ingresso na sua vida profissional. Dessa forma, este artigo busca relatar a contribuição de eventos técnicos no processo de ensino-aprendizagem em cursos de Engenharia Civil. Os subsídios para a realização deste estudo foram obtidos a partir da execução de seis ações de extensão sob a forma de palestras técnicas. Essas ações de extensão foram vinculadas a dois projetos de extensão denominados I e II ciclo de palestras de Engenharia Civil. Os eventos foram organizados por docentes, técnicos administrativos e discentes do campus São Carlos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os eventos alcançaram participantes internos e externos à instituição de ensino. As avaliações dos eventos foram positivas e mostraram um impacto positivo na formação acadêmica dos discentes. Em suma, os resultados demonstraram que a comunidade externa foi alcançada, houve protagonismo discente e contribuição efetiva no processo de ensino-aprendizagem dos discentes do curso de Engenharia Civil.
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