A contribuição de eventos técnicos no processo de ensino-aprendizagem em cursos de Engenharia Civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15391

Palavras-chave:

Atividade de extensão, Ensino superior, Processo de ensino-aprendizagem, Formação acadêmica e profissional, Curricularização da extensão

Resumo

Os cursos de ensino superior têm ênfase em preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Neste contexto, a participação dos estudantes em eventos técnicos pode ser uma valiosa ferramenta para complementar o aprendizado teórico. A participação em congressos, seminários, workshops e palestras permite a interação com colegas, pesquisadores e profissionais, promovendo o desenvolvimento pessoal e ampliação de conhecimentos. Embora não sejam obrigatórios, esses eventos ajudam os estudantes a se atualizarem sobre novas tecnologias e a expandirem sua rede de contatos profissionais, tornando-se mais competitivos para o ingresso na sua vida profissional. Dessa forma, este artigo busca relatar a contribuição de eventos técnicos no processo de ensino-aprendizagem em cursos de Engenharia Civil. Os subsídios para a realização deste estudo foram obtidos a partir da execução de seis ações de extensão sob a forma de palestras técnicas. Essas ações de extensão foram vinculadas a dois projetos de extensão denominados I e II ciclo de palestras de Engenharia Civil. Os eventos foram organizados por docentes, técnicos administrativos e discentes do campus São Carlos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os eventos alcançaram participantes internos e externos à instituição de ensino. As avaliações dos eventos foram positivas e mostraram um impacto positivo na formação acadêmica dos discentes. Em suma, os resultados demonstraram que a comunidade externa foi alcançada, houve protagonismo discente e contribuição efetiva no processo de ensino-aprendizagem dos discentes do curso de Engenharia Civil.

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Biografia do Autor

Allan Guimarães Borçato, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia Civil. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Santa
Catarina, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3822-2859 E-mail: allan.borcato@ifsc.edu.br

Crizane Hackbarth, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Produção Vegetal. Professora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Videira, Santa Catarina, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3298-4185 E-mail: crizane.hackbarth@ifc.edu.br

Anderson Renato Vobornik Wolenski, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Civil. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), São Carlos, Santa Catarina, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5709-1965 E-mail: anderson.wolenski@ifsc.edu.br

Ana Paula Antonello Sieg, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestra em Engenharia Civil. Professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), São Carlos, Santa Catarina, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-1636-0136 E-mail: ana.sieg@ifsc.edu.br

Fernanda Krüger Tomaschewski, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Matemática Aplicada. Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-4265-892X E-mail: fernanda.tomaschewski@ufpel.edu.br

Douglas Rodrigues Sauceda, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Zootecnia. Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), São Carlos, Santa Catarina, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1500-5651 E-mail: douglas.sauceda@ifsc.edu.br

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

Borçato, A. G., Hackbarth, C. ., Wolenski, A. R. V., Sieg, A. P. A., Tomaschewski, F. K., & Sauceda, D. R. (2024). A contribuição de eventos técnicos no processo de ensino-aprendizagem em cursos de Engenharia Civil. Revista Extensão & Cidadania, 12(22), 64-80. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15391

Edição

Seção

Relatos de Experiência