Relato de experiência: sala temática no ensino-aprendizagem em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14267

Palavras-chave:

PIBID, Ensino de Geografia, Sala temática

Resumo

Este relato de experiência apresenta a vivência do autor na sala de aula enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, focada na formação de professores de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O relato foi conduzido no Colégio Estadual Abdias Menezes, em Vitória da Conquista, Bahia. As turmas envolvidas foram as do 3º ano A e B do turno vespertino, sob a orientação da professora supervisora. O objetivo é de demonstrar a eficácia e o impacto positivo da implementação de uma Sala Temática em Geografia, destacando sua relevância no contexto educacional do Colégio Estadual Abdias Menezes durante o período de transição estrutural. A metodologia de análise considerada foi qualitativa descritiva que abrangeu observações, participações em aulas e a relação com colegas e alunos. As conclusões destacaram a i-mportância das metodologias ativas e a renovação do professor, além da valiosa experiência para o autor, que, estando na graduação, pôde conhecer o ambiente escolar e as vivências da profissão de professor e de uma Sala Temática em Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando em Geografia, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. E-mail: gabriel.geo.santos@gmail.com

Bruno Silva Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando em Geografia, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. E-mail: bruno.s.r.geo@gmail.com

Karen Cristine Rodrigues Monteiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra em Geografia, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora efetiva do Estado da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. E-mail: karoca76@hotmail.com

Referências

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, S. Aprendizagem ativa. Revista Educação: Ensino Superior, 2013. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2013/07/15/aprendizagem-ativa/ Acesso em: 21 dez. 2023.

SILVA, V.; MUNIZ, A. M. V. A Geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da Geografia. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, Fortaleza, v. 3, n 5, 2012.

POUBEL, Emerson, Tebaldi. “Sala Temática” como proposta dialógica para o ensino de geografia: reflexões de um professor em tempos de pandemia. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

Santos, G. S., Rodrigues, B. S., & Monteiro, K. C. R. (2024). Relato de experiência: sala temática no ensino-aprendizagem em Geografia. Revista Extensão & Cidadania, 12(21), 127-139. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14267

Edição

Seção

Relatos de Experiência