Relato de experiência: sala temática no ensino-aprendizagem em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14267Palavras-chave:
PIBID, Ensino de Geografia, Sala temáticaResumo
Este relato de experiência apresenta a vivência do autor na sala de aula enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, focada na formação de professores de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O relato foi conduzido no Colégio Estadual Abdias Menezes, em Vitória da Conquista, Bahia. As turmas envolvidas foram as do 3º ano A e B do turno vespertino, sob a orientação da professora supervisora. O objetivo é de demonstrar a eficácia e o impacto positivo da implementação de uma Sala Temática em Geografia, destacando sua relevância no contexto educacional do Colégio Estadual Abdias Menezes durante o período de transição estrutural. A metodologia de análise considerada foi qualitativa descritiva que abrangeu observações, participações em aulas e a relação com colegas e alunos. As conclusões destacaram a i-mportância das metodologias ativas e a renovação do professor, além da valiosa experiência para o autor, que, estando na graduação, pôde conhecer o ambiente escolar e as vivências da profissão de professor e de uma Sala Temática em Geografia.
Downloads
Referências
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA, S. Aprendizagem ativa. Revista Educação: Ensino Superior, 2013. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2013/07/15/aprendizagem-ativa/ Acesso em: 21 dez. 2023.
SILVA, V.; MUNIZ, A. M. V. A Geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da Geografia. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, Fortaleza, v. 3, n 5, 2012.
POUBEL, Emerson, Tebaldi. “Sala Temática” como proposta dialógica para o ensino de geografia: reflexões de um professor em tempos de pandemia. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.