Egressos da educação superior: o que dizem alguns estudos
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14856Palavras-chave:
educação superior, egressos, pesquisa em educaçãoResumo
O presente artigo tem como questão de pesquisa: Como a temática egressos da Educação Superior vem sendo apresentada em artigos publicados em 2020 em revistas classificadas em A1 pelo Qualis Capes? O objetivo é identificar como a temática egressos da Educação Superior está sendo estudada e apresentada em revistas classificadas com Qualis A1. Metodologicamente adotou-se a abordagem qualitativa, por meio de levantamento inicial em 111 revistas publicadas com estrato de classificação A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Delimitou-se artigos publicados em 2020, identificando-se 894 artigos e encontrando-se 6 artigos específicos à temática do presente estudo. Como resultado, a pesquisa mostrou que o estudo com egressos possibilita um olhar diferenciado sobre a realidade: o conhecimento do vivido, a percepção da realidade como é e a prospecção do que pode ser. Independente da área, aquele que responde ou participa como egresso traz o seu conhecimento construído em fatos já vivenciados e tem mais condições de responder de forma ampla sobre a sua realidade. Seja para avaliar, executar, criar, elaborar, acompanhar, conhecer, compreender, entre outras tantas possibilidades, o egresso pode ajudar e precisa ser mais valorizado neste contexto.
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