Egressos da educação superior: o que dizem alguns estudos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14856

Palavras-chave:

educação superior, egressos, pesquisa em educação

Resumo

O presente artigo tem como questão de pesquisa: Como a temática egressos da Educação Superior vem sendo apresentada em artigos publicados em 2020 em revistas classificadas em A1 pelo Qualis Capes? O objetivo é identificar como a temática egressos da Educação Superior está sendo estudada e apresentada em revistas classificadas com Qualis A1. Metodologicamente adotou-se a abordagem qualitativa, por meio de levantamento inicial em 111 revistas publicadas com estrato de classificação A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Delimitou-se artigos publicados em 2020, identificando-se 894 artigos e encontrando-se 6 artigos específicos à temática do presente estudo. Como resultado, a pesquisa mostrou que o estudo com egressos possibilita um olhar diferenciado sobre a realidade: o conhecimento do vivido, a percepção da realidade como é e a prospecção do que pode ser. Independente da área, aquele que responde ou participa como egresso traz o seu conhecimento construído em fatos já vivenciados e tem mais condições de responder de forma ampla sobre a sua realidade. Seja para avaliar, executar, criar, elaborar, acompanhar, conhecer, compreender, entre outras tantas possibilidades, o egresso pode ajudar e precisa ser mais valorizado neste contexto.

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Biografia do Autor

Eliana de Freitas Soares, Universidade Estadual de Montes Claros - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade La Salle/ Canoas. Bolsista CAPES. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE) no Centro de Ciências Humanas (CCH).

Contribuição de autoria: Análise dos dados, sistematização da pesquisa, escrita do artigo.

Aleixo Castigo Muamununga, Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, Província de Benguela - Angola

Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela – Benguela, Província de Benguela, Angola. Mestrando do Curso de Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco -UNICAP.

Contribuição de autoria: análise dos dados, sistematização da pesquisa, escrita do artigo.

Alfredo Paulo, Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, Província de Benguela - Angola

Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela – Benguela, Província de Benguela, Angola.

Contribuição de autoria: Análise dos dados, sistematização da pesquisa, escrita do artigo.

Vera Lucia Felicetti, Universidade do Planalto Catarinense - Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista do CNPq, PQ1D.

Contribuição de autoria: análise dos dados, sistematização da pesquisa, escrita do artigo -

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

SOARES, E. de F.; MUAMUNUNGA, A. C.; PAULO, A.; FELICETTI, V. L. Egressos da educação superior: o que dizem alguns estudos. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14856, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14856. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14856. Acesso em: 2 dez. 2024.