Pesquisa na Educação: reflexões acerca das condições para a formação continuada em stricto-sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14123

Palavras-chave:

estudante/pesquisador/a, formação , pós-graduação stricto sensu

Resumo

Este ensaio propõe-se a discutir questões que permeiam a trajetória acadêmica dos/as estudantes de pós-graduação stricto sensu, a formação dos/as novos/as pesquisadores/as, o processo de elaboração da pesquisa, os paradigmas epistemológicos, as escolhas teóricas, métodos e técnicas de pesquisa, para a elaboração das dissertações de mestrado e teses de doutorado, à luz de Mazzotti-Alves (2012), Nobrega-Thérrien (2004, 2021) e Severino (2012). Conclui-se, que a trajetória do/a estudante/pesquisador/a não depende somente de escolhas pessoais, mas também, das condições objetivas e subjetivas presentes e/ou ausentes na academia.

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Biografia do Autor

Silvia Zimmermann Pereira Guesser, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE-UFSC). Integrante da pesquisa interinstitucional: Pesquisa com professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional, realizada pela UFRJ, UFSC e UECE, vinculada ao Edital UNIVERSAL 2018 do CNPq. Professora na Rede Municipal de Educação do Município de Antônio Carlos - SC.

Contribuição de autoria: autora.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE. 

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

GUESSER, S. Z. P.; HOBOLD, M. de S. . Pesquisa na Educação: reflexões acerca das condições para a formação continuada em stricto-sensu. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14123, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14123. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14123. Acesso em: 21 dez. 2024.