Pesquisa na Educação: reflexões acerca das condições para a formação continuada em stricto-sensu
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14123Palavras-chave:
estudante/pesquisador/a, formação , pós-graduação stricto sensuResumo
Este ensaio propõe-se a discutir questões que permeiam a trajetória acadêmica dos/as estudantes de pós-graduação stricto sensu, a formação dos/as novos/as pesquisadores/as, o processo de elaboração da pesquisa, os paradigmas epistemológicos, as escolhas teóricas, métodos e técnicas de pesquisa, para a elaboração das dissertações de mestrado e teses de doutorado, à luz de Mazzotti-Alves (2012), Nobrega-Thérrien (2004, 2021) e Severino (2012). Conclui-se, que a trajetória do/a estudante/pesquisador/a não depende somente de escolhas pessoais, mas também, das condições objetivas e subjetivas presentes e/ou ausentes na academia.
Downloads
Referências
CASTRO, Cláudia Moura. Memórias de um orientador de tese: um autor relê sua obra depois de um quarto de século. In: BIACHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (organizadores). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis educativa. Organização e notas Ana Maria Araújo Freire. – 2. Ed. rev. - São Paulo: Editora UNESP, 2003.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; LAFFIN, Marcos. Itinerários do projeto da pesquisa e seus componentes epistemológicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 469-491, abr./jun. 2020. Disponível em? https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12344/8955. Acesso em: 09 mai.2023
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2018.
MAZZOTTI-ALVEZ, Alda Judith. A “Revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In: BIACHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (organizadores). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2012.
NÓBREGA-THERRIEN, Silva Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 15, n. 30, p. 05-16, dez. 2004. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000100001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 abr. 2023.
NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: uma abordagem metodológica de produção de trabalhos científicos. In:NUNES, João Batista Carvalho; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria (Org). Pesquisa Cientifica para iniciantes: retomando o debate. EdUECE, Fortaleza-CE, 2021.p. 25-47.
SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2012.
SAVIANI, Dermeval. A pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIACHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (organizadores). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2012.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A pesquisa na pós-graduação em educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 1, n. 1, set. 2007. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4/4. Acesso em: 27 mar.2023
SEVERINO, Antônio Joaquim PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=2580. Acesso em: 27 mar.2023
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIACHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (organizadores). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2012.
WILSON, Shawn. Research Is Ceremony: Indigenous Research Methods. Black Point, Nova Scotia: Fernwood Publishing, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.