Análise da evolução do sistema educativo em Moçambique: reformas, características, constrangimentos e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14265

Palavras-chave:

colonialismo, educação, escola básica, Sistema Nacional de Educação

Resumo

Este artigo discute, em linhas gerais, a evolução do sistema educativo moçambicano, fenómeno ocorrido antes e logo após a independência nacional. Um processo que contrapôs a dependência colonial e o elitismo escolar, causas do subdesenvolvimento do país e das práticas educativas aos moçambicanos. A evolução do sistema educativo em Moçambique tem explicação, tanto antes da ocupação colonial, como nos termos da conquista da independência, devido às novas exigências económicas, culturais, politicas, sociais, de índole nacional e internacional, de cada período. Por uma educação inclusiva, patriótica e de qualidade, a educação em Moçambique procura dar respostas ao maior desafio, o da educação para todos. A evolução do sistema educativo em Moçambique pode ser dividida em três períodos distintos: Período antes do colonialismo Português, considerado período de educação tradicional, Período Colonial (1845-1974) que compreende a educação colonial e do governo de transição, finalmente o Período Pós – Independência (1975 aos nossos dias), cujo destaque vai para antes e depois da introdução do Sistema Nacional de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Árabe, Universidade Rovuma, Niassa - Moçambique

Mestrando do Curso em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa. Licenciado em ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica-Maputo.

Contribuição de autor: escrita do artigo.

Francisco Uame, Universidade de Rovuma, Niassa - Moçambique

Mestre do Curso de Avaliação Educacional, na Universidade Rovuma, Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino Básico pela Universidade Pedagógica de Maputo.

Contribuição de autor: escrita do artigo.

Agostinho Rosário Teimoso, Universidade Rovuma, Niassa - Moçambique

Mestre em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE).

Contribuição de autor: análise e escrita do artigo.

António dos Santos João, Universidade de Rovuma, Niassa - Moçambique

Doutor em Psicologia, na Especialidade de Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica, em parceria com a Universidade de Lisboa – Portugal. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma. Pesquisador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Cognição (GEDAC). Membro da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia Escolar e Educacional (ADIPSIEDUC).

Contribuição de autor: análise e escrita do artigo.

Almeida Meque Gomundanhe, Universidade de Rovuma, Niassa - Moçambique

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Departamento de Educação e Psicologia. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar (GEPECE).

Contribuição de autor: pesquisa de campo, análise dos resultados e escrita do artigo.

Referências

BASÍLIO, Guilherme. O Estado e a escola na construção da identidade política moçambicana. Tese de doutoramento em Educação/Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2010.

BOLACHA, Natália Fonseca. A mulher moçambicana na ocupação de cargos de decisão: um estudo de caso no âmbito das direções provinciais de Nampula. 220p. Tese de Doutorado em - Universidade Católica Portuguesa. Lisboa, 2013.

BONDE, Rui Amadeu. Políticas públicas de educação e qualidade de ensino em Moçambique. Dissertação de mestrado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia 2016.

CASTIANO, José Paulino; NGOENHA, Severino Elias. A Longa Marcha duma Educação para todos em Moçambique. 3ª edição, Maputo, 2013.

DOMINGOS, Alberto Bive. Administração do sistema educativo e a Organização das Escolas em Moçambique no Período Pós-Independência 1975-1999: Descentralização ou Recentralização? Dissertação de mestrado. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2010.

GASPERINI, Lavinia. Moçambique: educação e desenvolvimento rural. Roma: Lavoro, 1989.

GOLIAS, Manuel. Sistemas de Ensino em Moçambique: Passado e presente. Maputo: Escolar, 1993.

GÓMEZ, Miguel Buendía. Educação Moçambicana: história de um processo: 1962-1984. Maputo, Moçambique, 1999.

GUEBERT, Mirian Célia Castellain; RODRIGUES, Mariano Araujo. Sistema educativo em Moçambique: as estratégias internacionais de inclusão. RIDH/Bauru, v. 9, n. 1, 2021.

IBRAIMO, Mahomed Nazir. O conselho de escola como espaço de participação da comunidade. Tese de Doutorado Porto: UCP-FEP, 2014.

INTANQUE, Sabino Tobana; SUBUHANA, Carlos. Educação pós-independência em Moçambique. Revista África e africanidade. Ano XI, 2018.

KASSOTCHE, Florentino Dick. Globalização: receios dos países em vias de desenvolvimento: reflexões sobre o caso de Moçambique, Maputo, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Didáctica. São Paulo: Cortez, 2006.

MAZULA, Brazão. Educação, cultura e ideologia em Moçambique: 1975-1985. Porto, Portugal: Afrontamento, 1995.

MOÇAMBIQUE. Lei nº 4/83 de Março de 1983. Maputo, I Série Nr.12, 1983.

MOÇAMBIQUE. Lei nº 6/92 de Maio de 1992.Maputo, I Série Nr. 19, 1992.

MOÇAMBIQUE. Lei nº 18/2018 de 28 de Dezembro, I Serie Nr 254, 2018

MOÇAMBIQUE. Plano Estratégico da Educação 2020-2029. Maputo, Moçambique, 2020.

MOÇAMBIQUE. Constituição da República de Moçambique 2004: aprovada em 21 de Janeiro de 2005.

MONDLANE, Eduardo. Lutar por Moçambique, Portugal, 1975.

NEWITT, Malyn. História de Moçambique, Trad. Lucília Rodrigues e Maria Segurado, Mira-Sintra: Publicações Europa- América Lda, 2012.

QUIMUENHE, Ancha. História da Educação Moçambicana no século XX: Lei 4/83 e 6/92 do Sistema Nacional de Educação. Revista Científica de Educação, Inhumas, v. 3, p. 1-14, 2018.

SILVA, Camila Ferreira; RUMBANE, Sebastião Juvêncio. Estado, sistema educativo e gestão escolar em Moçambique. Debates em Educação | Maceió Vol. 14 | Número Especial | 2022

UACIQUETE, Adriano Simão. Modelos de administração da educação em Moçambique (1983-2009). Dissertação de Mestrado, Maputo: Texto, 2011.

UNESCO. Revisão de Políticas Educacionais – Moçambique, 2019.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Como Citar

ÁRABE, D.; UAME, F.; TEIMOSO, A. R.; JOÃO, A. dos S.; GOMUNDANHE, A. M. . Análise da evolução do sistema educativo em Moçambique: reformas, características, constrangimentos e desafios. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14265, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14265. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14265. Acesso em: 1 maio. 2024.